A Especialização em Processos de Produção Televisiva, Audiovisual e de Novas Tecnologias está embasada na experiência vivenciada por meio da Rede Prosa, alicerçada na cooperação e na colaboração, chancelada pelas 15 instituições ligadas ao Comung. Tem como base para fomento e continuidade deste programa lato sensu a colaboração entre essas Ices, já que o corpo docente deste curso tem origem em diferentes instituições de Ensino Superior do Estado e as comunidades em que estão inseridas.

É a partir dessa construção coletiva e de dialogismo que se institui um curso que habilite o aluno com diferentes capacidades, levando em conta as especificidades de cada Ices, e as realidades mercadológicas e sociais que estas representam. O curso busca formar estudantes capazes de compreender teoricamente os conteúdos e também habilitarem-se para a prática nas três grandes áreas propostas: televisão, audiovisual e novas tecnologias.

Além disso o segmento audiovisual é bastante ativo no Estado do RS e carece de opções e oportunidades de atualização e qualificação.

O programa é orientado pela divisão em três eixos para que se contemplem os objetivos do curso: eixo 1 - Difusão do Conhecimento; eixo 2 - Processos de Compreensão; e eixo 3 - Produção de Conteúdo. A oferta das disciplinas por eixos se dá pela continuidade lógica do curso. Dessa forma, garantem-se os conteúdos e o aprendizado de forma coerente para a especialização proposta.

Público-alvo:

O público-alvo deste curso é todo e qualquer diplomado em cursos de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, assim como de Design, Rádio e TV, Audiovisual, entre outras áreas afins. O curso é voltado a diplomados de todo o Rio Grande do Sul e até mesmo do país, já que se trata de uma especialização com foco amplo em processos de produção televisiva, audiovisual e de novas tecnologias e com uma gama de disciplinas que privilegia, além dos estudantes da área videográfica, também, contempla disciplinas com determinadas especificidades do jornalismo, como: literário, rural e investigativo. Assim, cria-se um nicho para alunos de outros segmentos que queiram buscar capacitação nas técnicas foco do curso e qualificação nas editorias e áreas de ênfase profissional.

Ressalta-se que pelo fato de esta especialização estar alicerçada em premissas da rede das TVs e das rádios comunitárias do Rio Grande do Sul (Rede Prosa), de onde surgiu por meio do network criado entre os docentes do curso, a ideia de implementação de uma pós-graduação lato sensu com corpo docente experiente e oriundo de diversas regiões do Rio Grande do Sul, amplia-se o leque de captação de alunos diplomados nas 15 instituições que compõem o conjunto das Ices credenciadas ao Consórcio das Universidades Comunitárias do Rio Grande do Sul (Comung), que detém atualmente por cerca de 65% dos alunos de ensino superior no RS.

Além disso, cabe frisar que todos os profissionais das áreas e ramificações que envolvem o segmento de meios videográficos em organizações privadas ou públicas são potencialmente foco desta especialização. Levando-se em conta que hoje existem diversos veículos de comunicação pelo Estado, sejam eles privados ou públicos, a quantidade de interessados é ainda maior.

Documentação Necessária:

• Cópia autenticada do Diploma da Graduação;
  • Cópia da Carteira de Identidade e do CPF;
  • Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Currículo resumido.

TENHO INTERESSE

Período de Realização
Setembro de 2017 a Setembro de 2019

Presencial(Saiba mais)

Horário das aulas

Quinzenalmente: Nas Sextas-feiras das 18h30min às 22h30min e  Sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Prof. Me. Sandro Luís Kirst
sandro@univates.br