Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Impactos Educacionais

Relatório Social

2019

Os impactos educacionais relacionam-se aos saberes construídos por meio dos processos de ensino e de aprendizagem durante a vivência na universidade, buscando alcançar a pertinência e a qualidade. Nesse sentido, entende-se como pertinência o que preconiza a Unesco (2015)¹ : uma educação autêntica que tem como objetivo ir além da formação de recursos humanos para serem produtivos, mas que também busquem a experimentação e a criação e tenham a capacidade de viver em paz e harmonia com a sociedade e a natureza.

Considerando ainda o viés comunitário da Univates, entende-se que a Instituição tem um papel de destaque na promoção da responsabilidade social, pois pode formar profissionais competentes para identificar os problemas e apresentar soluções inovadoras. Nesse contexto, o conhecimento adquirido de diferentes formas é essencial para o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade nas suas diferentes dimensões do desenvolvimento sustentável: econômico, social e ambiental.

¹ UNESCO. Replantear la educación ¿Hacia un bien común mundial? París: UNESCO. 2015.

Processos de ensino e de aprendizagem para a formação social

Os processos de ensino e de aprendizagem na Univates concretizam-se por meio de um currículo que evidencia o compromisso social e cultural da Universidade com a comunidade. Por essa razão, o currículo reflete os valores inerentes ao contexto em que está inserido e, ao mesmo tempo, torna-se instrumento que permite a qualificação do próprio processo educativo.

Flexibilidade curricular

Como forma de possibilitar a integralização de um currículo que venha ao encontro dos interesses do estudante, a Univates viabiliza diferentes oportunidades de aprendizagem, entre as quais se destacam:

- disciplinas eletivas: o estudante tem autonomia para escolher os componentes curriculares de acordo com seus interesses, conforme o que estiver previsto no Projeto Pedagógico de Curso;

- atividades complementares: unidades curriculares do curso que ensejam a interação com a realidade social, econômica e cultural, relacionada ao ensino, à pesquisa, à extensão, e com as atividades profissionais, quando pertinentes, atendendo às necessidades e aos interesses dos estudantes;

- mobilidade acadêmica: ações de mobilidade acadêmica propiciadas por meio de convênios e acordos celebrados com instituições nacionais e estrangeiras, com a finalidade de promover o desenvolvimento da cultura, da investigação científica e da preparação profissional.

Em 2019:

Nº de estudantes
Mobilidade acadêmica incoming 59
Mobilidade acadêmica outgoing 73

Componente curricular de caráter comunitário

Preocupada em fomentar valores positivos em seus estudantes, a Univates oferece a eles componentes curriculares de caráter comunitário, que são importantes tanto para complementar o currículo acadêmico dos graduandos quanto para materializar nos núcleos atendidos as ações de responsabilidade social planejadas em sala de aula. A Instituição disponibiliza algumas opções de componentes curriculares voltados à realização de práticas sociais, como é o caso, por exemplo, da disciplina Empreendedorismo.

Estudos independentes

Os estudos independentes que integram o currículo têm como princípio o papel ativo dos estudantes na construção do conhecimento. O professor deve atuar, nesse contexto, como mediador na construção da autonomia dos estudantes, com prática colaborativa.

Vinculação dos ODS

A Univates aderiu, em dezembro de 2018, à Rede ODS Universidades Brasil, uma iniciativa de instituições acadêmicas e de pesquisa que, por meio de sua atuação articulada e coordenada, contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil.

Dentre os principais encaminhamentos realizados em 2019, primeiro ano de adesão à Rede, destaca-se a iniciação do processo de vinculação dos ODS nos componentes curriculares Ambiente e Desenvolvimento e Temas Contemporâneos, dos cursos de graduação, bem como nos editais de pesquisa e extensão.

Conhecimento adquirido de diferentes formas

O conhecimento adquirido de diversas formas é essencial para o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade nas suas diferentes dimensões do desenvolvimento sustentável: econômico, social e ambiental.

Em 2019:

Nº de estudantes
Bolsa de extensão 101¹
Bolsa de iniciação científica, tecnológica e de inovação 174¹
Programa de Residência Pedagógica 55²
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência 116²
Voluntários 1.086

¹ Estudantes de graduação.
² Estudantes de cursos de licenciatura.

Bolsa de extensão

As bolsas de extensão são concedidas aos estudantes de graduação, que têm a oportunidade de exercitar, aprimorar conhecimentos, produzir novos saberes e desenvolver habilidades e competências relativas à sua formação.

Bolsa de iniciação científica, tecnológica e de inovação

As bolsas de iniciação científica, tecnológica e de inovação visam a atender alunos de graduação, colocando-os em contato com grupos e linhas de pesquisa, além de possibilitar a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, estimulando o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade pelo confronto com os problemas de pesquisa científica e/ou tecnológica.

Programa de Residência Pedagógica

O Programa de Residência Pedagógica é fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e objetiva estimular a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, em parceria com as redes públicas da Educação Básica.

O Programa tem como objetivo, entre outros, aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente.

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) visa a incentivar e valorizar o magistério, assim como aprimorar o processo de formação de docentes para a Educação Básica.

O Pibid tem como objetivo, entre outros, inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados nos processos de ensino e de aprendizagem.

Serviço voluntário

O serviço voluntário é uma opção oferecida pela Univates aos estudantes interessados em adquirir experiência e desenvolver habilidades como comunicação, trabalho em grupo etc. As atividades podem ser realizadas em projetos de extensão e de pesquisa da Univates. O principal objetivo dessa atividade é o desenvolvimento ético, social e pessoal dos envolvidos.

A atividade é voltada a toda a comunidade da região, não sendo necessário ser estudante da Univates ou ter algum vínculo com a Instituição para ser voluntário.

Em 2019:

Ao todo, 2.493 pessoas prestaram serviço voluntário em projetos da Univates. Desse total, 1.086 voluntários eram estudantes da própria Universidade.

Projeto Intercentros

Estudantes e professores de alguns cursos de graduação vinculados aos Centros de Gestão Organizacional (CGO), Ciências Humanas e Sociais (CCHS), Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec) e Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Univates tiveram a oportunidade de constatar na prática que a união, além de fazer a força, pode solucionar muitos problemas. O Projeto Intercentros, que ocorreu pela primeira vez durante o segundo semestre de 2019, foi criado com os objetivos de inserir os acadêmicos em contextos semelhantes àqueles encontrados no mercado de trabalho e viabilizar aos professores a chance de articular, planejar e desenvolver conteúdos em diferentes áreas do conhecimento.

O Projeto uniu quatro componentes curriculares (Vivências em Ambiente e Saúde II, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Direito Ambiental e Projeto Integrador e Vivência em Gestão de Micro e Pequenas Empresas I) e objetivou fornecer soluções para questões relacionadas à gestão de resíduos sólidos em municípios do Vale do Taquari.

Em 2019:

109 alunos de diferentes cursos comprometidos com a proposta

19 grupos de trabalho

Ações voltadas para alunos, futuros alunos e egressos

Alunos

Acreditando que não cabe a uma universidade disponibilizar aos seus alunos apenas a melhor infraestrutura ou o melhor ensino, mas também garantir formas de acesso e permanência no Ensino Superior, a Univates mantém ações de acolhimento, de ensino extraclasse, de apoio psicopedagógico, de acessibilidade, programas de apoio financeiro, entre outros, aos seus estudantes.

Em 2019 a Univates atendeu mais de 13 mil alunos nos mais diversos níveis.

Graduação / Sequencial

2018
7.856
2019
7.268

Especialização

2018
379
2019
389

Mestrado

2018
173
2019
112

Doutorado

2018
73
2019
154

Técnico

2018
1.584
2019
1.447

Educação Continuada

2018
4.583
2019
4.446

Acolhida/recepção aos alunos

A Comissão de Acolhida é responsável por organizar as atividades de recepção e boas-vindas, inclusive nos polos de EAD, aos alunos ingressantes nos cursos técnicos e de graduação da Univates e à comunidade acadêmica em geral, contando com a colaboração de diversos setores da Instituição. Além das ações realizadas pela Comissão de Acolhida, outras atividades são realizadas por coordenadores de curso, polos de EAD etc. para alunos de graduação e dos técnicos e também para os estudantes da pós- graduação (lato e stricto sensu).

Ainda, procurando acolher os alunos estrangeiros, a Univates promove a Welcome Week, destinada aos estudantes de outros países que realizam intercâmbio acadêmico na Instituição.

Subsídios econômicos e financeiros

A Univates tem ciência de que não basta ofertar acesso ao ensino, é preciso também disponibilizar alternativas que mantenham o aluno em sala de aula até a conclusão do seu curso. Para isso, oferece opções de financiamento e bolsas, sejam elas próprias ou de programas governamentais/conveniados, e descontos aos alunos.

Saiba mais: www.univates.br/espaco-academico/financiamentos.

Programas conveniados

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal destinado a estudantes matriculados em cursos de graduação positivamente avaliados pelo MEC. A contratação e o aditamento do Fies estão condicionados às normas do programa, estabelecidas pelo MEC ou pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A Instituição tem estudantes que contrataram Fies até 2017B. Desde 2018 a Univates não adere ao programa e, consequentemente, não oferta vagas novas.

A Univates e o Banrisul assinaram, em agosto de 2019, um convênio para o “Crédito Universitário Banrisul”. O financiamento é voltado a estudantes matriculados no curso de Medicina da Universidade e permite o pagamento das semestralidades no dobro do tempo de integralização do curso.

A Univates e o Bradesco, em 2016, firmaram parceria de financiamento para alunos, oferecendo a alternativa aos acadêmicos dos cursos de graduação e de pós- graduação lato e stricto sensu (especialização, mestrado e doutorado) da Instituição.

A Univates e o Santander, em 2018, firmaram parceria de financiamento para estudantes do curso de Medicina e de pós-graduação lato e stricto sensu.

Como alternativa de financiamento para estudantes de pós-graduação lato e stricto sensu (especialização, mestrado e doutorado), em 2018 a Univates firmou parceria com o Sicredi. Podem se candidatar estudantes de pós-graduação da Univates que sejam associados ou venham a se associar à Cooperativa Sicredi Integração RS/MG.

Como opção de financiamento para os alunos do curso de Medicina, em 2016 a Univates firmou convênio com a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos do Rio Grande do Sul do Vale do Taquari, Rio Pardo e Produção (Unicred VTRPP).

O Programa de Residência Pedagógica é fomentado pela Capes e objetiva estimular a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, em parceria com as redes públicas da Educação Básica. O projeto contou, em 2019, com a participação de 10 escolas da região do Vale do Taquari e o apoio de sete docentes orientadores e de 13 preceptores de escola.

O Pibid visa a incentivar e valorizar o magistério e a aprimorar o processo de formação de docentes para a Educação Básica. No Programa, os alunos de cursos de licenciatura realizam atividades em escolas parceiras da rede pública. Em 2019 o Pibid contou com a participação de 12 escolas da região do Vale do Taquari e o apoio de seis coordenadores de área e 15 supervisores de escola.

Programas conveniados 2018 2019
Número de beneficiados Valor investido Número de beneficiados Valor investido
Fundo de Financiamento Estudantil 1.614 R$ 30.329.027,23 1.019 R$ 21.072.951,56
Parceria de financiamento - Banrisul - - 3 R$ 58.621,12
Parceria de financiamento - Bradesco 11 R$ 429.694,59 11 R$ 517.757,59
Parceria de financiamento - Santander - - - -
Parceria de financiamento - Sicredi - - 1 R$ 12.399,69
Parceria de financiamento - Unicred VTRPP - - - -
Programa de Residência Pedagógica 60 R$ 113.600,00 55 R$ 248.800,00
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência 178¹ R$ 253.600,00 116 R$ 434.800,00

¹ 178 acadêmicos, dos quais três eram voluntários.

Programas próprios

No ano de 2009, em alusão aos 40 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari, foi criado o Fundo 40. O programa, por meio de doações voluntárias de funcionários da Univates ou de outros públicos que desejam colaborar com a ação, concede bolsas de estudos a alunos carentes e vem transformando consideravelmente a vida e o entorno de estudantes beneficiados. Em 2018 o programa recebeu um novo nome, chamando-se Ajudarinho.

A solidariedade dos participantes permitiu que quatro beneficiados concluíssem o curso, sendo um em 2014, um em 2017 e dois em 2018.

Em 2019:

Cinco estudantes receberam auxílio do programa

276 funcionários contribuíram com valores diversos

A Bolsa Licenciatura, implantada em 2018, permite que os estudantes dos cursos de licenciatura presenciais paguem uma parcela fixa por mês, independentemente da carga horária contratada no semestre, podendo gerar economia de até 50% no valor total do curso, dependendo da quantidade de componentes curriculares cursados por semestre pelo estudante.

O Credivates 1.0, instituído em 2016, é um programa de financiamento da Univates que viabiliza o adiamento do pagamento para após a conclusão do curso de até 50% das semestralidades contratadas pelos alunos dos cursos de graduação presenciais (bacharelados e cursos de tecnologia).

O Credivates 2.0, implantado em 2018, possibilita ao aluno optar pelo pagamento de seu curso (técnico ou de graduação presencial, com matrizes curriculares de 40 horas e seus múltiplos, exceto para cursos de licenciatura e Medicina) em parcelas fixas, com reajuste anual, independentemente do número de componentes curriculares que cursar no semestre. Nessa modalidade o aluno pode escolher entre três opções de parcelamento, sendo uma delas a possibilidade de pagar o curso em até o dobro do tempo de sua integralização.

Por meio do Conexão Univates, programa de relacionamento com os egressos da Instituição, são oferecidos incentivos aos alunos que concluíram o curso na Univates e voltaram a frequentar a Instituição, como:

Desconto na segunda graduação - cursando a segunda graduação presencial, o egresso recebe desconto que pode chegar a até 50% das mensalidades (exceto para o curso de Medicina);

Desconto no segundo curso técnico - cursando o segundo curso técnico, o egresso recebe desconto que pode chegar a até 50% das mensalidades;

Desconto na segunda pós-graduação lato sensu - o estudante que concluiu um curso de pós-graduação lato sensu da Univates e que solicita ingresso em outro curso de pós-graduação lato sensu da Instituição recebe 10% de desconto nas mensalidades;

Desconto em cursos de graduação presenciais - alunos egressos de curso técnico, que cursaram 80% ou mais da carga horária do curso na Univates, recebem desconto de até 15% na mensalidade no ingresso em uma graduação presencial;

Desconto em cursos de graduação a distância - desconto de 10% na mensalidade do curso de graduação a distância para egressos de graduação presencial e a distância, pós-graduação lato sensu presencial e pós-graduação stricto sensu, além de 50% de desconto sobre um trimestre da graduação a distância para egressos de curso técnico;

Desconto em cursos de pós-graduação lato sensu - egressos de cursos de graduação presenciais da Univates recebem 10% de desconto em cursos de pós- graduação lato sensu presenciais ou a distância. Além disso, egressos da pós-graduação lato sensu presencial recebem também 10% de desconto nas modalidades presencial e a distância. Na segunda pós-graduação lato sensu a distância também há a incidência de 10% de desconto sobre as mensalidades;

Desconto em cursos técnicos - egressos de cursos de graduação presenciais recebem 5% de desconto nas mensalidades de cursos técnicos;

Desconto em cursos de educação continuada - egressos de cursos de graduação (presenciais e a distância), técnicos, pós-graduação lato sensu (presencial e a distância) e stricto sensu da Univates recebem 10% de desconto em cursos de educação continuada;

Desconto em cursos de línguas estrangeiras - egressos de curso técnico, de graduação (presencial e EAD) ou pós-graduação lato e stricto sensu da Univates recebem desconto conforme o nível cursado, que varia de 5% a 10%. Além disso, recebem desconto de 15% sobre as mensalidades do cursos de idiomas para aulas realizadas de segunda a quinta-feira e desconto de 20% para aulas que ocorrem em sextas-feiras e sábados;

Bolsa-desconto Mestre Egresso Univates - incentivo que concede desconto de 50% no valor do doutorado oferecido na sede da Univates para egressos de mestrado da Instituição;

Desconto-prêmio Enade - o incentivo concede desconto em curso de pós- graduação lato sensu para alunos concluintes da graduação que participarem do Enade e obtiverem desempenho acima da média geral do Brasil no curso. O desconto varia de 10% a 40%, conforme a nota obtida no Enade;

Desconto em atividades do Complexo Esportivo - desconto de até 30% nas mensalidades de atividades físicas oferecidas pelo Complexo Esportivo.

A Univates concede descontos nas mensalidades de alunos membros do mesmo grupo familiar matriculados nos cursos de graduação (presenciais e EAD) e técnicos. É concedido desconto de 10% do valor da mensalidade para o primeiro e para o segundo membro da família matriculados e, quando houver três ou mais membros, é concedido desconto de 15% para cada um deles.

A Univates concede desconto para grupos de funcionários de uma mesma organização matriculados em cursos de pós-graduação lato sensu e de educação continuada. O desconto pode variar de 10% a 17,50%, de acordo com o número de matrículas no mesmo curso.

O Fundo de Apoio ao Estudante (FAE) constitui-se de recursos financeiros internos reservados à concessão de ajuda de custo ou auxílio aos alunos dos cursos de graduação (presenciais e EAD) e técnicos da Univates em caso de perda de emprego do aluno ou de seu responsável financeiro; óbito do responsável financeiro, do cônjuge, do pai ou da mãe, quando esses dois últimos integrarem o grupo familiar; despesas de remoção médica do estudante que sofrer acidente ou mal súbito nas dependências da Univates ou nas atividades acadêmicas curriculares obrigatórias fora das dependências da Instituição; e despesas médico-hospitalares decorrentes dessa remoção médica efetuadas em ambulatórios ou hospitais.

Desconto em todas as mensalidades do curso, concedido para estudantes com 50 anos ou mais que estão matriculados em um curso de graduação EAD da Univates, que varia entre 10% a 30%, conforme a faixa etária do aluno.

Programas próprios 2018 2019
Número de beneficiados Valor investido Número de beneficiados Valor investido
Ajudarinho 6 R$ 74.057,68¹ 5 R$ 44.674,44¹
Bolsa Licenciatura 324 R$ 1.799.849,32 323 R$ 2.611.814,33
Credivates 1.0 225 R$ 2.116.482,43 266 R$ 2.829.756,95
Credivates 2.0 285 R$ 2.835.030,56 616 R$ 8.718.023,86
Desconto Egresso 1.188 R$ 1.195.438,02 1.880 R$ 1.375.556,51
Desconto Família 463 R$ 510.881,19 387 R$ 428.910,75
Desconto para capacitação de funcionários de uma mesma organização 106 R$ 21.313,69 268 R$ 29.437,45
Fundo de Apoio ao Estudante 79 R$ 177.381,73 66 R$ 167.938,09
EAD - Melhor idade 1 R$ 140,00 24 R$ 9.100,66

¹ Valor subsidiado por recursos financeiros liberal e voluntariamente doados.

Incentivo Empresa

O Incentivo Empresa permite que as empresas paguem parte ou a totalidade da mensalidade dos cursos nos quais os seus funcionários estão matriculados, sendo o valor correspondente pago diretamente pelo empregador à Univates. Por meio de convênio com empresas, 352 alunos foram beneficiados em 2019.

Empregabilidade

A Central de Carreiras é um setor que viabiliza a contratação de alunos e egressos da Instituição, tanto para vagas efetivas como para estágios curriculares não obrigatórios - no último caso somente para os estudantes. Em parceria formalizada em agosto de 2018 com a empresa americana Symplicity, a Univates disponibiliza aos seus alunos e egressos o acesso à Plataforma de Carreira, um ambiente on-line que tem como principal objetivo a divulgação de vagas de emprego e a seleção de currículos pelas empresas interessadas.

Em 2018

2.109 vagas divulgadas aos alunos e egressos da Univates

36.034 currículos de alunos e egressos enviados às empresas*

Em 2019

1.868 vagas divulgadas aos alunos e egressos da Univates

29.422 currículos de alunos e egressos enviados às empresas*

6.590 alunos e egressos acessaram o ambiente da Plataforma de Carreira

3.433 currículos de alunos e egressos cadastrados

* O currículo de um mesmo aluno pode ser enviado para diferentes vagas ofertadas.

Educação inclusiva e apoio à aprendizagem

A Univates possui políticas pedagógicas que buscam a permanência e a formação de pessoas com deficiência ou com dificuldade de aprendizagem.

No ano de 2019 foram oferecidas diversas ações que contribuíram para a inclusão de estudantes no ambiente acadêmico, buscando minimizar ou eliminar dificuldades no processo de aprendizagem e barreiras arquitetônicas e de comunicação.

No mês de dezembro de 2019 havia na Univates 31 estudantes declarados com deficiência:

Tipo de deficiência Número de estudantes
Auditiva 5
Física 6
Intelectual 7
Visual 6
Surdocegueira 1
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) 3
Transtorno do Espectro Autista (TEA) 3

Observação: são considerados os estudantes que recebem acompanhamento do NAP e que se enquadram nos conceitos de PCD do Ministério da Educação.

Orientação psicológica

A Univates oferece, em parceria com a empresa Núcleo Consultoria, serviço de orientação psicológica aos seus estudantes, atividade que objetiva acolher e orientar as pessoas que se deparam com conflitos pessoais e profissionais. Os estudantes recebem até quatro sessões gratuitas de atendimento por semestre e quando houver necessidade são encaminhados para a modalidade de psicoterapia, com atendimentos semanais realizados na própria Instituição.

Em 2019

216 atendimentos psicológicos gratuitos, beneficiando 94 estudantes

1.827 atendimentos na modalidade de psicoterapia, beneficiando 112 estudantes

Alunas lactantes podem amamentar seus filhos em local especial

Visando ao bem-estar das alunas lactantes, a Univates disponibiliza as salas de professores para amamentação de bebês, que podem ser ocupadas conforme o prédio em que a estudante tem aula. Caso a aula seja num prédio onde não há sala de professores, a turma na qual a estudante está matriculada é alocada em um prédio que atenda à demanda.

Futuros alunos

O setor de Marketing e Comunicação da Univates é responsável pela comunicação com os potenciais estudantes. Para isso, tem entre suas atividades a organização da Feira de Cursos da Instituição, a realização de visitas às escolas de Ensino Médio, a recepção das escolas de Ensino Médio que visitam o campus de Lajeado, entre outras.

Na Estrada

O programa Na Estrada tem como tarefa a visitação a turmas que estão finalizando o Ensino Médio, com o propósito de aproximar a Instituição desses alunos, promovendo atividades que auxiliam os jovens na escolha de sua profissão, além de apresentar os cursos oferecidos pela Univates.

Em 2019 foram visitadas 91 escolas de Ensino Médio das regiões do Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo e Vale do Jacuí, além de outras regiões, como o Vale do Rio dos Sinos, Vale do Caí e Serra, atingindo 5.097 alunos.

A atividade de interação com esses estudantes continua após a visita, por meio do aplicativo "Partiu Univates", enquetes, promoções e posts atualizados no Facebook, Instagram e Twitter, incentivando os alunos a manterem contato com a equipe da Univates.

Durante as visitas às escolas de Ensino Médio pela equipe Na Estrada, é ofertado o Cartão Univates & Você de forma gratuita. Os alunos que solicitam o cartão podem aproveitar gratuitamente alguns serviços da Instituição, bem como estacionamento com valor diferenciado.

No ano de 2019 havia 812 alunos do Ensino Médio inscritos no programa.

Tour guiado pelo campus de Lajeado

A Instituição oferece tour guiado pelas dependências da Univates a escolas e outros interessados. Em 2019 foram realizados 51 tours guiados pelo campus, atingindo 453 estudantes de Educação Básica, dos quais 282 são estudantes do Ensino Fundamental e 171 são do Ensino Médio. Além desses, foram atingidas 808 pessoas da comunidade em geral.

Feira de Cursos

Anualmente a Instituição realiza a Feira de Cursos Univates, que envolve todos os cursos de graduação e técnicos da Instituição. Esse evento tem por finalidade despertar o interesse dos futuros estudantes e ajudá-los na escolha do curso a frequentar. Para isso, são realizadas diversas ações, como a divulgação das diferentes opções de cursos e atividades promovidas pela Univates, aplicação de teste vocacional, entre outras.

Na 18ª edição da Feira, realizada no dia 22 de outubro, houve 3.558 alunos participantes e 227 professores, oriundos de 159 escolas de Ensino Médio de diferentes regiões, como: Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo, Vale do Caí, Norte, Serra, entre outras.

Saiba mais: www.univates.br/feiradecursos.

Ainda durante o ano de 2019, a Univates participou das feiras de cursos de nove escolas:

1 - Colégio Estadual Jacob Arnt - Bom Retiro do Sul/RS

2 - Colégio Estadual Presidente Castelo Branco - Lajeado/RS

3 - Colégio Farroupilha - Porto Alegre/RS

4 - Colégio Gaspar Silveira Martins - Venâncio Aires/RS

5 - Colégio Madre Bárbara - Lajeado/RS

6 - Colégio Marista São Luís - Santa Cruz do Sul/RS

7 - Colégio Mauá - Santa Cruz do Sul/RS

8 - Colégio Nossa Senhora Medianeira - Candelária/RS

9 - Colégio Sagrado Coração de Jesus - Bento Gonçalves/RS

Partiu Univates

A Univates lançou, em 2016, o aplicativo "Partiu Univates", que oferece um canal de comunicação para estudantes que buscam ingressar na Instituição.

"Encontro - Você, Univates e seu futuro profissional"

Com o objetivo de apresentar curiosidades e embasamento sobre os cursos técnicos oferecidos pela Univates, o evento “Encontro - Você, Univates e o seu futuro profissional” trouxe, no dia 22 de outubro, alunos do Ensino Médio e do Ensino Fundamental até a Instituição. Participaram do encontro 200 alunos de 10 escolas das cidades de Arroio do Meio e Estrela.

Egressos

O Conexão Univates é um programa de relacionamento com os egressos da Instituição que objetiva articular a integração de egressos com a comunidade acadêmica, incentivando sua participação em cursos, projetos culturais, sociais e esportivos, além de estimular o sucesso dos egressos em sua carreira profissional e mantê-los informados sobre os acontecimentos da Instituição e sobre o mercado de trabalho.

Por meio do Conexão, os egressos recebem incentivos em cursos de educação continuada, graduação, pós-graduação, línguas estrangeiras, segunda graduação ou curso técnico. Além disso, o programa permite o acesso a serviços e à infraestrutura da Instituição e promove contato com ex-colegas e ex-professores.

Saiba mais: www.univates.br/diplomados

www.facebook.com/conexao.univates

Perfil do egresso

A Univates tem como uma de suas finalidades formar profissionais em diferentes níveis e campos do conhecimento, que associem a formação técnica à humanística. Nesse sentido, espera-se que o egresso: assuma o compromisso de pautar-se pelos princípios da ética e da dignidade humana para atuação como profissional competente e como cidadão; atue com responsabilidade socioambiental e respeito aos direitos humanos.

A partir do desenvolvimento das competências almejadas, espera-se que o egresso seja agente de transformação em seu meio político-econômico, social e cultural.