Energia Solar

O Brasil possui matriz elétrica baseada em sua maioria por fontes hídricas, que dependem de regimes de chuvas favoráveis para manter o fornecimento de energia. Além disso, em tempos de escassez de energia, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) utiliza a energia de usinas termelétricas ou nucleares que, além de poluentes, produzem energia a um custo mais elevado. É por isso que a Univates está investindo, cada vez mais, em projetos de energia renovável.

Desde agosto de 2012, a Instituição conta com sistema de geração solar fotovoltaica, instalado no Prédio 17 para fins acadêmicos. O sistema é composto por dez painéis solares fotovoltaicos ligados a um inversor, que converte a energia elétrica dos painéis para a tensão utilizada na rede elétrica convencional. O sistema é homologado pela concessionária de energia e pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). (http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/AgenteGeracao/ListaAgentes.asp?destino=9)

O inversor conectado à rede elétrica disponibiliza informação de sua geração de energia em tempo real, com monitoramento online, por meio de um software. Mensalmente, o equipamento gera aproximadamente 250 kWh. Dessa forma, o sistema supre parte da energia consumida pelo Prédio 17.