COMPORTAMENTO INFORMACIONAL: UM ESTUDO COM ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Fernanda Francielle de Oliveira Malaquias Professora da Universidade Federal de Uberlândia
  • Alisson Luiz Vieira Universidade Federal de Uberlândia
  • Daniel Masini Espíndola Universidade Federal de Uberlândia
  • Gabriel Carvalho Gomes Universidade Federal de Uberlândia
  • Matheus Henrique Rosa Universidade Federal de Uberlândia
  • Rafael Dias da Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v24i2a2017.1292

Palavras-chave:

Informação, Conhecimento, Necessidades Informacionais.

Resumo

Estudos sobre o uso e os usuários da informação são importantes para que se compreenda as necessidades informacionais dos indivíduos, para que seja avaliado até que ponto os serviços/recursos oferecidos respondem a essas necessidades e se se estão sendo utilizados adequadamente. Apesar da relevância deste tema, estudos com estudantes da área de negócios ainda mostram-se escassos. Neste contexto, o objetivo geral desta pesquisa é analisar o comportamento informacional dos alunos do curso de Administração matriculados em uma Universidade Pública do Estado de Minas Gerais. Para isto, foi adotada a abordagem qualitativa e a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Os principais resultados mostram que fontes de informações como livros, a internet, professores e os colegas de turma são componentes importantes do comportamento informacional dos alunos entrevistados. Observou-se que as necessidades informacionais dos estudantes estão relacionadas principalmente com as suas atividades acadêmicas e profissionais. Estes resultados mostram-se relevantes para fundamentar políticas educacionais/pedagógicas em instituições de ensino superior, especialmente quando se considera que a aptidão para assimilar novas informações está entre as características desejáveis dos egressos do curso de Administração.

Biografia do Autor

Fernanda Francielle de Oliveira Malaquias, Professora da Universidade Federal de Uberlândia

Possui Graduação e Mestrado em Ciência da Computação, com Doutorado em Engenharia Elétrica pela UFU. Em 2015, desenvolveu sua pesquisa de pós-doutorado na DePaul University (Chicago, EUA).

Alisson Luiz Vieira, Universidade Federal de Uberlândia

Aluno do curso de Administração (FAGEN/UFU)

Daniel Masini Espíndola, Universidade Federal de Uberlândia

Aluno do curso de Administração (FAGEN/UFU)

Gabriel Carvalho Gomes, Universidade Federal de Uberlândia

Aluno do curso de Administração (FAGEN/UFU)

Matheus Henrique Rosa, Universidade Federal de Uberlândia

Aluno do curso de Administração (FAGEN/UFU)

Rafael Dias da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Aluno do curso de Administração (FAGEN/UFU)

Downloads

Publicado

30-08-2017

Como Citar

MALAQUIAS, Fernanda Francielle de Oliveira; VIEIRA, Alisson Luiz; ESPÍNDOLA, Daniel Masini; GOMES, Gabriel Carvalho; ROSA, Matheus Henrique; SILVA, Rafael Dias da. COMPORTAMENTO INFORMACIONAL: UM ESTUDO COM ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 24, n. 2, 2017. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v24i2a2017.1292. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1292. Acesso em: 23 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos