RESERVAS LEGAIS DE PROPRIEDADES RURAIS COM PRODUÇÃO DE LEITE NO VALE DO TAQUARI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018.1801

Palavras-chave:

Legislação ambiental, Uso e cobertura da terra, Propriedade rural, pequena propriedade rural, Cadastro Ambiental Rural.

Resumo

A Reserva Legal (RL), segundo o Novo Código Florestal Federal (NCFF), é uma área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, necessária ao uso sustentável dos recursos naturais, com a função de reabilitação dos processos ecológicos, conservação da biodiversidade e abrigo e proteção da fauna e flora nativa. O objetivo do trabalho foi avaliar o status quo da RL das propriedades rurais produtoras de leite do Vale do Taquari (VT), e verificar as necessidades de adequação das mesmas frente à legislação ambiental. Foram amostradas 101 propriedades rurais produtoras de leite as quais se buscou verificar o uso e a cobertura da terra em relação aos remanescentes de vegetação nativa, as Áreas de Preservação Permanente (APP) e a RL. Para tanto, foi utilizado o procedimento técnico de pesquisa de campo e documental a partir do qual foi possível concluir que as propriedades rurais produtoras de leite do VT estão atendendo aos parâmetros regimentais do NCFF em termos de RL. A pesquisa revelou a necessidade de aprofundar outros aspectos ou mesmo instrumentos que garantam a coexistência da atividade com a preservação ambiental.

Biografia do Autor

Alexandre Batista Scheifler, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Graduado em Gestão Ambiental e Mestre em Sistemas Ambientais Sustentáveis

Claudete Rempel, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Bióloga. Doutora em Ecologia. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento e em Sistemas Ambientais Sustentáveis

Downloads

Publicado

05-09-2018

Como Citar

SCHEIFLER, Alexandre Batista; REMPEL, Claudete. RESERVAS LEGAIS DE PROPRIEDADES RURAIS COM PRODUÇÃO DE LEITE NO VALE DO TAQUARI. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 25, n. 2, 2018. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v25i2a2018.1801. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/1801. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos