INFORMAÇÕES DOS CLIENTES E A INOVAÇÃO NOS PEQUENOS NEGÓCIOS DA REGIÃO DO CARIRI PARAIBANO
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v26i4a2019.2169Palavras-chave:
Inovações, Pequenos Negócios, Cariri da Paraíba, Clientes, Radar da Inovação.Resumo
Neste trabalho são analisadas informações a partir de uma amostra de trinta e cinco pequenos empreendimentos no estado da Paraíba, atendidas pelo Programa Agentes Locais de Inovação (Programa ALI), no ciclo 2014-2016. O objetivo desse estudo é compreender o grau de inovação das MPEs na região do Cariri Ocidental Paraibano, a partir das informações das suas carteiras de clientes. A estratégia empírica consistiu em analisar as informações geradas a parir do Radar da Inovação – ferramenta utilizada pelos agentes locais de inovação para medir o grau de inovação das empresas, bem investigar como características e correlações entre as dimensões da inovação. Controlou-se os resultados também para o grupo das empresas mais inovadoras na dimensão clientes, e foi revelado que a identificação de necessidades dos clientes e o uso das informações dos mesmos foi importante para aumentar seu grau de inovação. Conclui-se que além das dificuldades gerais dos pequenos negócios no Brasil, intensificada pela crise econômica, houve implementação de ações de baixo custo, mas que ainda não conseguiram tornar a inovação um processo endógeno.Downloads
Publicado
20-12-2019
Como Citar
LINHARES, Thaiguara Martins da Silva; FRASCAROLI, Bruno Ferreira; GUIMARÃES, Maria Amélia Dutra; LIMA CORREIO, José de Arimatéia Augusto de. INFORMAÇÕES DOS CLIENTES E A INOVAÇÃO NOS PEQUENOS NEGÓCIOS DA REGIÃO DO CARIRI PARAIBANO. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 26, n. 4, 2019. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v26i4a2019.2169. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2169. Acesso em: 8 dez. 2024.
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Artigos
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