O PERFIL DOS CONSUMIDORES DE PRODUTOS ORGÂNICOS DA CIDADE DE SANTA MARIA-RS

Autores

  • Natália Heinze Pohl Universidade Franciscana (UFN)
  • João Batista Corrêa Pereira Filho Acadêmico do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Eduardo Botti Abbade Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v26i4a2019.2170

Palavras-chave:

marketing, comportamento do consumidor, alimentos orgânicos, preocupação com a saúde, certificação de orgânicos.

Resumo

Produtos orgânicos adquiriram grande atenção dos mercados e da sociedade, pois o mercado e a demanda por produtos orgânicos vêm crescendo de forma significativa em todo o mundo. Este estudo teve como objetivo analisar o perfil demográfico e comportamental do consumidor de produtos orgânicos. Foi realizado um estudo de levantamento por meio de uma pesquisa de campo com aplicação de questionário com uma amostra por adesão de 206 respondentes. Após a coleta, os dados obtidos foram tabulados e posteriormente analisados com o auxílio do software Excel. O estudo encontrou um perfil de consumidores de alimentos orgânicos de maioria do gênero feminino, com alta escolaridade, solteiro e sem filhos. A preocupação com a saúde é o principal motivo para o consumo de orgânicos, mas a maioria não tem total confiança de que os alimentos que compram como orgânicos o sejam totalmente orgânicos. Os respondentes que não consomem orgânicos afirmam como principal motivo a falta de acesso, o que mostra que há uma demanda no mercado por esses produtos, cuja oferta é muito baixa em relação ao alimento convencional.

Biografia do Autor

Natália Heinze Pohl, Universidade Franciscana (UFN)

Bacharel em Administração pela Universidade Franciscana (UFN)

Eduardo Botti Abbade, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professor Doutor do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Downloads

Publicado

20-12-2019

Como Citar

POHL, Natália Heinze; PEREIRA FILHO, João Batista Corrêa; ABBADE, Eduardo Botti. O PERFIL DOS CONSUMIDORES DE PRODUTOS ORGÂNICOS DA CIDADE DE SANTA MARIA-RS. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 26, n. 4, 2019. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v26i4a2019.2170. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2170. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos