FORMAÇÃO TEÓRICA E TENDÊNCIAS DOS ESTUDOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Autores

  • Marcelo Roger Meneghatti Universidade Nove de Julho - UNINOVE - SP
  • Roberto Lima Ruas Universidade Nove de Julho - UNINOVE - SP

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v27i2a2020.2363

Palavras-chave:

Setor público, Entidades públicas, Criação de conhecimento.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a formação teórica do tema ao longo do tempo identificando os últimos temas pesquisados neste campo de estudos. Para cumprir com esta perspectiva foram aplicadas algumas técnicas de pesquisa bibliométrica, como a análise de cocitação e pareamento, com o software VosViewer, em uma amostra de 143 artigos extraídos da Web Of Science. Resultaram da análise: uma construção acerca dos principais períodos sobre o tema gestão do conhecimento no ambiente da administração pública; as principais áreas de pesquisa; os países onde se localizam o maior número de publicações; as publicações nacionais presentes nessa base; e as publicações mais utilizadas para pesquisas. Como contribuições, foi possível identificar as principais construções teóricas sobre gestão do conhecimento no ambiente da administração pública e gestão social e ainda a distribuição teórica correspondente a estas publicações desde o início do tema na base até os últimos anos.

Biografia do Autor

Marcelo Roger Meneghatti, Universidade Nove de Julho - UNINOVE - SP

Doutorando em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE - SP.

Roberto Lima Ruas, Universidade Nove de Julho - UNINOVE - SP

Doutor em Economia - Université Jules Verne - Amiens - França, pós-doutorado em Administração na École des Hautes Études Commerciales - Montreal, Canadá, e no Centre d'Etudes et de Recherches Appliquées à la Gestion (CERAG/UPMF- FRANÇA).

Downloads

Publicado

07-07-2020

Como Citar

MENEGHATTI, Marcelo Roger; RUAS, Roberto Lima. FORMAÇÃO TEÓRICA E TENDÊNCIAS DOS ESTUDOS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 27, n. 2, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v27i2a2020.2363. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2363. Acesso em: 23 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos