DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v27i3a2020.2431

Palavras-chave:

Saúde do Trabalhador, Downsizing Organizacional, Emprego, Organização e Administração

Resumo

Problema de pesquisa: o perfil da força de trabalho da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Rio Grande do Norte e o déficit de servidores por cargo. Objetivo: descrever o dimensionamento da Força de Trabalho (FT) da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte. Método: foi realizado estudo com predomínio quantitativo, exploratório a partir de dados secundários. As fontes de dados foram os sistemas de banco de dados da Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria Estadual de Saúde Pública do RN e Planilhas de déficit de servidores por cargo, analisados estatisticamente e apresentados em gráficos e tabelas. Resultados: a FT da SESAP/RN encontra-se com perfil predominantemente envelhecido, feminino, e com tempo de serviço igual ou superior a 25 anos. Constatou-se alto índice de vacâncias, principalmente por aposentadorias, que comprometem a manutenção de servidores nas escalas de plantão; a prática de desvios de função nos diferentes níveis; e elevado déficit de servidores. Com relação a ferramentas tecnológicas utilizadas como instrumento de gestão da FT, verificou-se que se mostram superficiais, desatualizadas, com informações divergentes, e que não vêm atendendo a demandas e processos, como o dimensionamento de RH, feito manualmente em planilhas de Excel, suscetível a erros. Conclusão: há necessidade de sistema de informação de dimensionamento para a coleta e visualização do quantitativo que venha a gerir e monitorar a FT da SESAP/RN.

Biografia do Autor

Themis Cristina Mesquita Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Educadora física. Doutora em Ciências da Saúde pela UFRN. Coordenadora do Programa de Mestrado Acadêmico em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES).

Francisca Joice Souza Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Graduanda de Enfermagem

Maria Dianna Souza, Universidade deo Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda de Enfermagem

Sara Taciana Firmino Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Instituto Dr. José Frota

Docente do curso de Graduação em Enfermagem da UERN. Doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semi-árido (PLANDITES). Enfermeira do Instituto Dr. José Frota

José Giovani Nobre Gomes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Docente do curso de Graduação em Enfermagem da UERN. Doutor em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semi-árido (PLANDITES).

Downloads

Publicado

29-09-2020

Como Citar

ROCHA, Aline da Silva; SOARES, Themis Cristina Mesquita; SILVA, Francisca Joice Souza; SOUZA, Maria Dianna; BEZERRA, Sara Taciana Firmino; GOMES, José Giovani Nobre. DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 27, n. 3, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v27i3a2020.2431. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2431. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos