IMPORTÂNCIA DAS CHUVAS NO FRETE DE AÇÚCAR PARA EXPORTAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v27i3a2020.2513

Palavras-chave:

Frete, Açúcar, Chuvas, Dados em Painel.

Resumo

A produção e o transporte de açúcar dependem de baixos níveis de umidade, condição necessária para garantir a qualidade do produto e o atendimento das especificações técnicas para a exportação. Nesse sentido, as chuvas constantemente paralisam a produção e atrasam os cronogramas das usinas, seja pela dificuldade na colheita da cana-de-açúcar ou pela dificuldade no transporte do produto final em períodos chuvosos, havendo a possibilidade de comprometimento da qualidade desse. O presente trabalho procura mensurar o impacto das chuvas enquanto determinante do preço do frete de açúcar no estado de São Paulo, principal produtor da commodity, com destino ao porto de Santos (SP), o maior centro de distribuição desse produto para o mercado externo, buscando validar a hipótese de que os períodos chuvosos implicam em menores valores de frete em decorrência do menor volume disponível para movimentação. Para isso, a análise empírica embasou-se na estimação de um modelo econométrico em painel por efeitos fixos, com dados mensais para as regiões de Araraquara, Ribeirão Preto e Piracicaba, no período de 2010 a 2018. A inferência detectou problemas danosos às pressuposições iniciais do modelo como: heterocedasticidade, autocorrelação e dependência seccional entre as unidades cross-section. Dessa forma, realizou-se a estimação utilizando-se a matriz de erros padrão de Driscoll-Kraay, robustos a esses problemas. O principal resultado obtido foi a confirmação da diminuição percentual do frete frente a variação positiva do nível pluviométrico.

Biografia do Autor

Everton Lima Costa, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Universidade de São Paulo (ESALQ-USP)

Mestrando em Economia Aplicada (ESALQ-USP) Pesquisador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (ESALQ-LOG).

Pedro Matavelli Alves Caldeira, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Universidade de São Paulo (ESALQ-USP)

Graduando em Ciências Econômicas Pesquisador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (ESALQ-LOG).

José Vicente Caixeta-Filho, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - Universidade de São Paulo (ESALQ-USP)

Professor Titular do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Coordenador Geral do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial (ESALQ-LOG)

Downloads

Publicado

29-09-2020

Como Citar

COSTA, Everton Lima; CALDEIRA, Pedro Matavelli Alves; CAIXETA-FILHO, José Vicente. IMPORTÂNCIA DAS CHUVAS NO FRETE DE AÇÚCAR PARA EXPORTAÇÃO NO ESTADO DE SÃO PAULO. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 27, n. 3, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v27i3a2020.2513. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2513. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos