PROJETOS PROFISSIONAIS DE JOVENS ESTUDANTES DE CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE EM AGROPECUÁRIA NO RS

Autores

  • Rosani Marisa Spanevello Universidade Federal de Santa Maria
  • Mariele Boscardin UFSM
  • Vitória Benedetti De Toledo UFSM
  • Adriano Lago UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v27i3a2020.2514

Palavras-chave:

Jovens, formação técnica, permanência no rural

Resumo

Objetivou-se com a realização deste estudo analisar e descrever os projetos profissionais de jovens estudantes de curso técnico em Agropecuária no município de Palmeira das Missões, estado do Rio Grande do Sul. Para a obtenção dos dados deste estudo, realizou-se um levantamento com um total de 51 jovens os quais foram obtidos por meio da aplicação de um questionário autoaplicável e anônimo. Os dados coletados foram tabulados e analisados a partir do Software Statistical Package for the Social Sciences. Em relação aos projetos profissionais identificou-se que 35,29% dos jovens pretende residir no meio rural, com ocupações urbanas, 27,59% pretende se instalar como agricultor no meio rural, 21,57% pretendem residir e trabalhar no meio urbano com vínculo no rural e 11,76% possuem outras opções como projetos profissionais. Deste modo, embora os jovens possuam origem no rural e estejam vinculados a um curso de formação agropecuária, a maior parte dos entrevistados busca um projeto voltado a ocupação urbana, no entanto, ainda pretendem ter o rural como local de moradia.

Biografia do Autor

Rosani Marisa Spanevello, Universidade Federal de Santa Maria

Professora no Programa de Pós-Graduação em Agronegócios- UFSM campus Palmeira das Missões. Mestre em Extensão rural pela UFSM e Doutora em Desenvolvimento Rural pela UFRGS. Graduada em Agronomia pela UFSM.

Mariele Boscardin, UFSM

Mestre em Desenvolvimento Rural pela UFRGS. Graduada em Zootecnia pela UFSM campus Palmeira das Missões

Vitória Benedetti De Toledo, UFSM

Graduanda em Administração pela UFSM campus Palmeira das Missões;

Adriano Lago, UFSM

Professor no Programa de Pós-Graduação em Agronegócios- UFSM campus Palmeira das Missões. Mestre em Extensão Rural pela UFSM e doutor em Agronegócio pela UFRGS. Graduado em agronomia pela UFSM

Downloads

Publicado

29-09-2020

Como Citar

SPANEVELLO, Rosani Marisa; BOSCARDIN, Mariele; BENEDETTI DE TOLEDO, Vitória; LAGO, Adriano. PROJETOS PROFISSIONAIS DE JOVENS ESTUDANTES DE CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE EM AGROPECUÁRIA NO RS. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 27, n. 3, 2020. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v27i3a2020.2514. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2514. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos