UMA COMPARAÇÃO DAS POLÍTICAS INDUSTRIAIS BRASILEIRAS A PARTIR DE MATRIZES DE POLÍTICAS INDUSTRIAIS

Autores

  • Rodrigo Milano Lucena Universidade Federal de Mato Grosso Universidade Federal Fluminense http://orcid.org/0000-0001-5560-0802
  • Jorge Nogueira Paiva de Britto Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v28i1a2021.2604

Palavras-chave:

Avaliação de Políticas Públicas, Política Industrial, Economia Brasileira

Resumo

As discussões sobre definições de política industrial sempre estiveram presentes nos estudos econômicos e focam principalmente no modo e tamanho da intervenção do Estado neste processo. No Brasil, o caso não é diferente e, apesar de políticas industriais estarem presentes na economia brasileira desde a década de 1930, os esforços não são contínuos. Porém, a partir dos anos 2000, houve três esforços brasileiros para a criação de políticas industriais que gerassem competitividade internacional: a PITCE, a PDP e o PBM. Diante disso, o objetivo deste artigo é ilustrar e comparar estes três esforços de política industrial brasileiros com relação aos níveis de intervenção e fatores socioeconômicos atingidos. Para isso, foi utilizada a Matriz de Política Industrial criada por O’Sullivan et al. (2013), a fim de sistematizar os principais pontos das políticas com relação aos agentes alvo e o papel do Estado nesta coordenação. As conclusões dos autores foram que, durante a vigência das três políticas industriais adotadas, houve crescimento do papel do Estado na articulação e fomento do desenvolvimento industrial brasileiro. As políticas apresentaram certo grau de coordenação e evolução durante os anos. Porém, como característica da economia brasileira, em períodos de crise, a política industrial é interrompida e novamente isto se verificou com o cenário econômico atual.

Biografia do Autor

Rodrigo Milano Lucena, Universidade Federal de Mato Grosso Universidade Federal Fluminense

Economista, Mestre em Administração e Doutorando em Economia. Professor Auxiliar II da UFMT

Jorge Nogueira Paiva de Britto, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Economia Professor Associado do PPGE/UFF

Downloads

Publicado

28-04-2021

Como Citar

LUCENA, Rodrigo Milano; BRITTO, Jorge Nogueira Paiva de. UMA COMPARAÇÃO DAS POLÍTICAS INDUSTRIAIS BRASILEIRAS A PARTIR DE MATRIZES DE POLÍTICAS INDUSTRIAIS. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 28, n. 1, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v28i1a2021.2604. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2604. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos