AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DE CÉLULAS FÚNGICAS EM DIFERENTES TIPOS DE ARMAZENAMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v28i2a2021.2638

Palavras-chave:

Coleção de culturas, Fungos filamentosos, Solo.

Resumo

A preservação das micotecas em laboratórios é importante para futuros estudos. O objetivo do trabalho foi avaliar a viabilidade das células fúngicas em diferentes condições de armazenamentos. Os experimentos foram realizados em triplicatas com os gêneros Curvularia, Fusarium, Botrytis e Penicillium. Os fungos foram mantidos em cinco diferentes tipos de armazenamento, que foram: ágar inclinado com glicerol, ágar inclinado, glicerol em microtubos estéreis, pequenos fragmentos de ágar e água destilada, em três temperaturas diferentes: temperatura ambiente (23 ºC), geladeira (5 ºC) e congelador (-20 ºC). A viabilidade foi observada após 15, 30, 45 e 60 dias. Dentre as condições aplicadas, os que obtiveram os melhores resultados, Curvularia obteve maior nota em pequenos fragmentos de ágar em temperatura ambiente, água destilada em temperatura ambiente e temperatura de geladeira até os 60 dias. Já o gênero Fusarium atingiu nota máxima em fragmentos de ágar em temperatura ambiente e temperatura de geladeira e água destilada também em temperatura ambiente e temperatura de geladeira. Entretanto, o gênero Botrytis demonstrou um melhor crescimento tendo nota máxima em ágar inclinado em temperatura ambiente, hifas no glicerol em temperatura de geladeira, fragmentos de ágar em temperatura de congelamento e água destilada em temperatura ambiente, temperatura de geladeira e temperatura de congelador durante o período observado. Penicillium apresentou nota máxima em fragmentos de ágar em temperatura de geladeira e com água destilada em temperatura ambiente, nos 60 dias. Todos os gêneros obtiveram os melhores resultados com água destilada em temperatura ambiente.

Biografia do Autor

Kettlin Ruffatto, Universidade do Vale do Taquari- Univates, Lajeado, RS.

Bióloga e mestranda, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, da Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, RS.

Jeferson Henrique Ziem, Universidade do Vale do Taquari- Univates, Lajeado, RS.

Estudante do curso de Ciências Biológicas (Bacharelado), do Centro de Ciências Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, RS.

Mônica Jachetti Maciel, Universidade do Vale do Taquari- Univates, Lajeado, RS.

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS)- Univates, Lajeado, RS.

Downloads

Publicado

12-07-2021

Como Citar

RUFFATTO, Kettlin; ZIEM, Jeferson Henrique; MACIEL, Mônica Jachetti. AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DE CÉLULAS FÚNGICAS EM DIFERENTES TIPOS DE ARMAZENAMENTO. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 28, n. 2, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v28i2a2021.2638. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2638. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos