SEGURANÇA ALIMENTAR, AGRICULTURA FAMILIAR E ABASTECIMENTO DE ALIMENTOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENSAIOS PARA O ESTADO DO AMAZONAS

Autores

  • Beatriz Jean Maia Programa de Mestrado em Ciências Sociais – desenvolvimento, agricultura e sociedade Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Elane Conceição de Oliveira Curso de Economia Escola Superior de Ciências Sociais Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v28i1a2021.2675

Palavras-chave:

Segurança alimentar, Agricultura familiar, Pandemia, Estado do Amazonas

Resumo

Este trabalho tem como objetivo contribuir com as discussões sobre segurança alimentar, agricultura familiar e abastecimento de alimentos em tempos de pandemia vigente com foco no estado do Amazonas (AM). Metodologicamente, essa pesquisa é quali-quantitativa de caráter exploratória, com levantamento bibliográfico e de dados estatísticos sobre as temáticas em questão. Os resultados revelaram haver uma relação direta entre segurança alimentar e nutricional (SAN) e agricultura familiar (AF). A AF é um setor essencial e estratégico em tempos de pandemia, pois, além de garantir a segurança alimentar do país, a agricultura brasileira foi o único setor sem retração econômica até o momento. No AM, 90% da agricultura é familiar baseada em sistemas agroflorestais diversificados e com forte concentração de estabelecimentos rurais inferiores a 10 hectares. Muito embora os produtores rurais produzam alimentos e abasteçam a região, o AM ainda é grande importador de produtos alimentares (mandioca, farinha de mandioca, milho e feijão), o que dificulta a soberania e a segurança alimentar da população amazonense. No entanto, a agricultura de base familiar amazonense é um canal para reduzir o nível de pobreza dos povos ribeirinhos e para promover o desenvolvimento local sustentável na região.

Biografia do Autor

Beatriz Jean Maia, Programa de Mestrado em Ciências Sociais – desenvolvimento, agricultura e sociedade Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), mestranda em Ciências Sociais – desenvolvimento, agricultura e sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), bolsista Capes.

Elane Conceição de Oliveira, Curso de Economia Escola Superior de Ciências Sociais Universidade do Estado do Amazonas

Economista. Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília (CDS/UnB). Professora adjunta na Escola Superior de Ciências Sociais, Universidade do Estado do Amazonas (ESO/UEA).

Downloads

Publicado

28-04-2021

Como Citar

MAIA, Beatriz Jean; DE OLIVEIRA, Elane Conceição. SEGURANÇA ALIMENTAR, AGRICULTURA FAMILIAR E ABASTECIMENTO DE ALIMENTOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENSAIOS PARA O ESTADO DO AMAZONAS. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 28, n. 1, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v28i1a2021.2675. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2675. Acesso em: 16 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos