ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO DOS SETORES INDUSTRIAIS BRASILEIROS: UMA PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v28i2a2021.2767

Palavras-chave:

Investimentos em inovação, Resultados inovativos, Estratégias de inovação, Setores de manufatura, PINTEC.

Resumo

A literatura aponta uma escassez de contribuições direcionadas ao aperfeiçoamento de estratégias de inovação industrial no contexto brasileiro. Para avançar nessa discussão, o presente estudo combinou duas temáticas, inovação e estratégia, visto que o processo inovativo é imprescindível em economias emergentes e seu desenvolvimento no ambiente empresarial é decorrente da seleção de estratégias. Esta pesquisa traz implicações para o meio empresarial no sentido de auxiliar a tomada de decisão de gestores orientadas as características setoriais e as estratégias inovativas. Para o meio acadêmico, traz uma contribuição teórica acerca dos mecanismos de inovação setorial. Dessa forma, o estudo tem por objetivo classificar os setores industriais brasileiros em função das suas estratégias de inovação. Para construção do estudo, empregou-se dados secundários de 31 segmentos industriais brasileiros, disponibilizados pela PINTEC/IBGE. Foram exploradas 6 edições no período de 2000 a 2014, mediante a segmentação em quartis dos setores e Análise Fatorial. Os resultados mostram que o perfil estratégico empregado pela indústria brasileira é distinto entre os setores, no qual foram identificadas perspectivas ofensivas, imitativas, tradicionais, defensivas, Exploitative e Explorative. Dada as diferenças setoriais e as características variáveis do ambiente, verificou-se que não existe uma estratégia eficaz para todos os setores, nem o investimento em todas as variáveis de esforços em inovação são garantidores de resultados inovativos superiores. Em vista disso, não é possível inferir que determinado perfil de estratégia de investimento em inovação direciona para um determinado perfil de resultado, sem considerar o setor industrial e a própria firma.

Biografia do Autor

Letícia Pestillo, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Graduada em Administração pela Universidade Estadual Paulista - Unesp.

David Ferreira Lopes Santos, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Pós-Doutor e Doutor em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor Associado na UNESP em regime RDIDP.

Downloads

Publicado

12-07-2021

Como Citar

PESTILLO, Letícia; SANTOS, David Ferreira Lopes. ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO DOS SETORES INDUSTRIAIS BRASILEIROS: UMA PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 28, n. 2, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v28i2a2021.2767. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2767. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos