COMPETITIVIDADE DAS EXPORTAÇÕES DE FRANGOS DA REGIÃO SUL DO BRASIL – 1997-2018

Autores

  • João Rocilio de Souza Ribeiro Universidade Regional do Cariri-URCA
  • Fládia Valéria Dantas dos Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Luís Abel da Silva Filho Universidade Regional do Cariri (URCA).

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v28i2a2021.2780

Palavras-chave:

Comércio externo, Região Sul

Resumo

A região Sul configura-se como a maior produtora e exportadora da commoditie carne de frango, tendo em vista a concentração, nessa região, das maiores empresas engajada no ramo avícola do país. Destarte, objetiva-se avaliar o desempenho da competitividade das exportações da carne de frango da região Sul do Brasil compreendendo os anos de 1997 a 2018. Para tanto, buscou-se o uso de indicadores do comércio internacional, respectivamente, o Índice de Vantagem Comparativa Revelada de Vollrath (IVCRV) e o Índice de Vantagens Relativas nas Exportações (IVR). Os dados desta pesquisa foram coletados no portal Comex Stat que é sustentado pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do Ministério da Economia do Brasil (MEB). Os resultados revelam que houve diminuição na atuação da região Sul no somatório das exportações de carne de frango do país ao longo dos anos. Apesar disso, por meio dos indicadores propostos, observou-se que a região apresenta Vantagem Comparativa Revelada e Vantagens Relativas no cenário externo ao longo de todo período analisado.

Biografia do Autor

João Rocilio de Souza Ribeiro, Universidade Regional do Cariri-URCA

Departamento de Economia, Centro de Estudos Sociais Avançados (CESA), Laboratório de Estudos Avançados em Economia Contemporânea Aplicada (LAEC). Comércio Internacional.

Fládia Valéria Dantas dos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Professora na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Luís Abel da Silva Filho, Universidade Regional do Cariri (URCA).

Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Professor na Universidade Regional do Cariri (URCA).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

12-07-2021

Como Citar

SOUZA RIBEIRO, João Rocilio de; SANTOS, Fládia Valéria Dantas dos; SILVA FILHO, Luís Abel da. COMPETITIVIDADE DAS EXPORTAÇÕES DE FRANGOS DA REGIÃO SUL DO BRASIL – 1997-2018. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 28, n. 2, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v28i2a2021.2780. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2780. Acesso em: 23 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos