FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CURITIBA – PR

Autores

  • Amanda Kathryn Hinkeldei Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Ananda Silva Singh Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v28i2a2021.2792

Palavras-chave:

Gestão democrática, gestão participativa, ferramentas de comunicação, centro de educação infantil.

Resumo

A gestão democrática pode ser considerada uma política recente e em processo de implementação, visto que há um movimento nas instituições públicas em prol de viabilizar a estrutura formal estabelecida em lei e também em promover novos processos democráticos. Neste sentido, este trabalho buscou analisar os meios de comunicação utilizados por um Centro de Educação Infantil de Curitiba-PR, de forma a aprofundar a discussão sobre os impactos dos mesmos sobre o processo de gestão da instituição analisada. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva, cuja estratégia de pesquisa consistiu no estudo de caso. Os dados foram coletados a partir de observações não participante e de entrevistas, sendo analisados pela técnica da análise de conteúdo. Foi possível observar a existência de ferramentas de comunicação que podem ser melhoradas e de outras que podem, ainda, ser desenvolvidas, de forma a aproximar a gestão da instituição de ensino da gestão democrática e participativa, a partir da ampliação do acesso e disseminação de informações a todos.

Biografia do Autor

Ananda Silva Singh, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Departamento de Administração

Downloads

Publicado

12-07-2021

Como Citar

HINKELDEI, Amanda Kathryn; SINGH, Ananda Silva. FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM ESTUDO DE CASO EM UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CURITIBA – PR. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 28, n. 2, 2021. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v28i2a2021.2792. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/2792. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos