ECOINOVAÇÃO: UM ESTUDO EM EMPRESAS DE ALTO E MÉDIO IMPACTO AMBIENTAL DA CIDADE DE MARINGÁ-PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v29i3a2022.3118

Palavras-chave:

Eco-inovação, economia verde, inovação ambiental.

Resumo

Ecoinovações são inovações que contribuem para a redução de impactos ambientais. Trata-se de um elemento central nas discussões sobre desenvolvimento econômico e social em razão dos crescentes problemas ambientais resultantes da ação humana. Diversos estudos indicam para a necessidade de pesquisas que estabeleçam correlações entre as atividades de inovação e ações sustentáveis. Desse modo, este estudo teve por objetivo identificar as atividades ecoinovativas nas empresas da cidade de Maringá, Paraná, bem como os fatores motivadores e o reflexo das práticas ecoinovativas nessas empresas. Esta é uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário conduzido junto a empresas com atividades de alto e médio impacto ambiental instaladas na cidade de Maringá, Paraná. Os dados foram tabulados e interpretados por meio de estatística descritiva. Os resultados evidenciam que a pluralidade das empresas maringaenses participantes da pesquisa consideram-se ecoinovativas, bem como a maioria desenvolve inovações relacionadas a processos. Identificou-se ainda que o acesso a incentivos governamentais é baixo, assim como o estabelecimento de cooperação entre organizações. As empresas que adotaram a ecoinovação para além da redução da poluição e preservação do meio ambiente obtiveram resultados com redução de custos, melhoria na qualidade de produtos e processos e melhoria do ambiente de trabalho.

Biografia do Autor

Fernanda Paula Manosso, Universidade Estadual de Maringá.

Graduada em Engenharia Química e mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, ambos pela Universidade Estadual de Maringá.

Rejane Sartori, Universidade Cesumar. Universidade Estadual de Maringá.

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá. Mestrado em Engenharia de Produção e doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

07-10-2022

Como Citar

MANOSSO, Fernanda Paula; SARTORI, Rejane. ECOINOVAÇÃO: UM ESTUDO EM EMPRESAS DE ALTO E MÉDIO IMPACTO AMBIENTAL DA CIDADE DE MARINGÁ-PR. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 29, n. 3, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v29i3a2022.3118. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3118. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos