DEPENDÊNCIA ESPACIAL NO COMPORTAMENTO DE PREÇOS NA REVENDA DE ETANOL E DE GASOLINA NA CIDADE DE SOROCABA-SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v29i4a2022.3167

Palavras-chave:

Mercado de combustíveis, Estratégias de preços, Relação espacial

Resumo

Nesta pesquisa analisou-se o comportamento dos preços praticados pelos revendedores de combustíveis líquidos, etanol e gasolina comum, na cidade de Sorocaba-SP, no período de janeiro de 2014 a junho de 2017, com base em uma amostra de preços fornecida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Buscou-se compreender o comportamento estratégico destes agentes a fim de identificar indícios de dependência espacial nos preços do etanol e da gasolina comum, avaliando a interação em que alterações nos preços dos combustíveis em determinado posto revendedor influenciam e/ou são influenciadas por eventos ocorridos em outros postos. Os resultados para ambos os combustíveis corroboram com hipótese da existência de relação espacial entre os preços nos diferentes postos da cidade. Portanto, alterações nos preços do etanol ou da gasolina em um posto revendedor influenciam os preços destes combustíveis nos postos vizinhos e quanto mais próximos os postos, maior é a influência sobre o preço do posto vizinho.

Biografia do Autor

Ana Carolina Martins Alves, Management na Petrorio

Mestre em Economia pela Universidade Federal de São Carlos.

Mariusa Momenti Pitelli, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutora em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo; Professora do Departamento de Economia da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba.

Adelson Martins Figueiredo, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa; Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba.

Suelene Mascarini, Pós-Doutoranda no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP); Pós-Doutora do projeto Innovation Systems, Strategy and Policy (InSySPo) e Pós-Doutora em Economia na Universidade Federal de São Carlos. Pós-Doutoranda no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas

Downloads

Publicado

21-12-2022

Como Citar

ALVES, Ana Carolina Martins; PITELLI, Mariusa Momenti; FIGUEIREDO, Adelson Martins; MASCARINI, Suelene. DEPENDÊNCIA ESPACIAL NO COMPORTAMENTO DE PREÇOS NA REVENDA DE ETANOL E DE GASOLINA NA CIDADE DE SOROCABA-SP. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 29, n. 4, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v29i4a2022.3167. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3167. Acesso em: 23 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos