MULHERES RURAIS E SUA ATUAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES DO VALE DO TAQUARI, RS

Autores

  • Letícia Mairesse Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Elaine Biondo Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v29i3a2022.3179

Palavras-chave:

mulheres, agricultoras, coletivos, organizações, comunidade.

Resumo

O artigo aborda a atuação de mulheres rurais nos municípios de Bom Retiro do Sul e Cruzeiro do Sul (RS), suas organizações e seus papéis nesses coletivos. Por meio da realização de entrevistas e de pesquisa-ação, o artigo analisa a participação dessas mulheres nos diferentes grupos e sua atuação nas diretorias das organizações e como líderes comunitárias. É importante destacar que a maioria delas participa de clubes de mães, coletivos de mulheres, muito tradicionais na região do Vale do Taquari, através dos quais, muitas mulheres se inseriram em movimentos sociais e demais organizações. O trabalho faz referência histórica à luta das mulheres na reivindicação de direitos, sendo um deles o reconhecimento profissional de seu trabalho como agricultoras, ainda que já o desempenhassem desde a infância. Nos municípios em questão, além dos clubes de mães, as agricultoras participam de organizações como a Comissão Estadual de Mulheres, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associações Comunitárias, Grupos de Ginástica e Terceira Idade, e envolvem-se em diversas ações nas comunidades. No decorrer do trabalho, são apresentadas percepções das mulheres acerca de suas atividades, do envolvimento que têm nas diversas organizações, assim como relatos de suas experiências. Destaca-se a contribuição das mulheres para as comunidades rurais, uma vez que, através das organizações de que participam, proporcionam lazer e qualidade de vida para suas famílias. É necessário valorizar a atuação das mulheres rurais e fomentar políticas públicas específicas, visando autonomia e geração de renda.

Biografia do Autor

Letícia Mairesse, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Bióloga, mestranda em Ambiente e Sustentabilidade PPGAS Uergs/Hortênsias

Elaine Biondo, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Bióloga, Doutora em Ciências; Botânica, Professora Adjunta Unidade da Uergs em Encantado; Professora permanente e orientadora no Programa de Pós-graduação em Ambiente e Sustentabilidade Uergs Hortênsias.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

07-10-2022

Como Citar

MAIRESSE, Letícia; BIONDO, Elaine. MULHERES RURAIS E SUA ATUAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES DO VALE DO TAQUARI, RS. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 29, n. 3, 2022. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v29i3a2022.3179. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3179. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos