ANÁLISE DA CONCENTRAÇÃO ESPACIAL E DA ESPECIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO E DO ABATE DE SUÍNOS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v30i2a2023.3199

Palavras-chave:

Suinocultura. Arranjos Produtivos Locais. Competitividade.

Resumo

A suinocultura é uma atividade importante para o Rio Grande do Sul (RS) e a cadeia produtiva da carne suína estadual, a qual possui expressivo número de empregados vinculados, pode obter vantagens competitivas com a formação de clusters. Assim, este artigo busca analisar a concentração espacial da produção e do abate de suínos comerciais no RS, bem como identificar as microrregiões estaduais especializadas nas referidas atividades, com base na variável emprego formal, visando mapeamento preliminar de clusters. Como metodologia, utilizou-se a coleta de dados secundários sobre a produção e o abate de suínos comerciais, estatística descritiva, Quociente Locacional (QL) e o Coeficiente de Gini Locacional (GL). Os resultados indicam que as atividades de produção e abate de suínos comerciais no RS estão geograficamente concentradas, apresentando GL de 69% e 74%, respectivamente. Quanto à especialização das atividades, conforme QL calculado, das 35 microrregiões analisadas, 14 (40%) apresentaram QL > 1 para a atividade de produção de suínos comerciais e 10 (28,5%) apresentaram QL > 1 para a atividade de abate de suínos. Conclui-se, que as atividades de produção e abate de suínos comerciais são relativamente concentradas no RS, demonstrando a existência de especialização do emprego na economia de microrregiões estaduais específicas.

Biografia do Autor

Juliane Webster de Carvalho Galvani, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (CEPAN), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Glauco Schultz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e do Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (CEPAN), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Paulo Dabdab Waquil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais (DERI) dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) e em Agronegócios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Downloads

Publicado

14-07-2023

Como Citar

GALVANI, Juliane Webster de Carvalho; SCHULTZ, Glauco; WAQUIL, Paulo Dabdab. ANÁLISE DA CONCENTRAÇÃO ESPACIAL E DA ESPECIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO E DO ABATE DE SUÍNOS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 30, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v30i2a2023.3199. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3199. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos