APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO COM DISCENTES DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Ananda Silva Singh Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Eduardo De Carli Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v30i1a2023.3237

Resumo

A preocupação em adotar metodologias de ensino e estratégias pedagógicas adequadas à formação de discentes é constante do cotidiano de docentes de instituições de ensino superior, pois podem tanto contribuir para aumentar as chances de evasão escolar quanto de motivar e envolver os alunos na relação de ensino e aprendizagem. É neste cenário que esta pesquisa se insere, uma vez que busca analisar como ocorreu a aprendizagem dos discentes, a partir da utilização da aprendizagem baseada em problemas em uma disciplina do curso de Administração, ministrada de forma remota. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva e delineada a partir da perspectiva de discentes da disciplina em questão. Os resultados permitiram observar a relevância da metodologia ativa utilizada para associar a teoria à prática, para resgatar conhecimentos já adquiridos de outras disciplinas e de experiências prévias, para a busca de novos conhecimentos em fontes diversas, para estimular a interação dos alunos entre si e também com o docente mediador do ensino, para o envolvimento e como todas essas ações também contribuem para a motivação do aluno durante seu processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Ananda Silva Singh, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) Curso de Administração

Eduardo De Carli, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), graduado em Administração pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (FECEA). Atualmente é professor substituto na Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Campus Santa Mônica

Downloads

Publicado

10-04-2023

Como Citar

SINGH, Ananda Silva; CARLI, Eduardo De. APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO ENSINO REMOTO: UM ESTUDO COM DISCENTES DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 30, n. 1, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v30i1a2023.3237. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3237. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos