AVALIAÇÃO DA QUALIDADE INTERNA DA AUDITORIA INTERNA: UMA ANÁLISE DO MODELO DE CAPACIDADE DE AUDITORIA INTERNA PARA O SETOR PÚBLICO - IA-CM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v30i1a2023.3246

Palavras-chave:

Auditoria Interna do setor público, avaliação da qualidade da auditoria interna, Modelo de Capacidade de Auditoria Interna para o Setor Público.

Resumo

Este artigo se propôs a verificar se o modelo de capacidade denominado Internal Audit Capability Model for the Public Sector (IA-CM) preenche as condições para avaliar qualitativamente a auditoria interna, a partir da observação de um conjunto de atributos mais indicados na literatura pesquisada para se avaliar uma auditoria interna. Para tanto, foi efetuada análise na literatura nacional e internacional, sendo elencados nove atributos mais utilizados nos estudos da literatura. Após a verificação dos atributos, comparou-se com os macroprocessos chave (KPA) do modelo IA-CM, os quais são utilizados para avaliar a nível de capacidade da auditoria interna, de modo a verificar se o modelo guarda consonância com os atributos adotados pela literatura, tendo por resultado que o modelo se utiliza também das mesmas características dos elementos empregados na literatura para estudar a avaliação da qualidade da auditoria interna, considerando que para alguns atributos existem maior aderência e outros menos, tendo em vista a abordagem de uma perspectiva mais adaptada a auditoria interna, o que revela como justificável ao modelo. Dessa forma, pode-se concluir que o modelo do IA-CM dialoga com a literatura, por meio de seus macroprocessos-chave (KPA), o que fortalece o seu uso como uma ferramenta para avaliação da capacidade das auditorias internas.

Biografia do Autor

Germano de Oliveira Farias, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Controle da Gestão na Universidade Federal de Santa Catarina; Coordenador-Geral de Inovação e Promoção do Sistema Nacional de Auditoria da Auditoria-Geral do SUS – AudSUS/MS

Hans Michael Van Bellen, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Dr. do Programa de Pós Graduação em Controle de Gestão – PPGCG da Universidade Federal de Santa Catarina

Downloads

Publicado

10-04-2023

Como Citar

FARIAS, Germano de Oliveira; BELLEN, Hans Michael Van. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE INTERNA DA AUDITORIA INTERNA: UMA ANÁLISE DO MODELO DE CAPACIDADE DE AUDITORIA INTERNA PARA O SETOR PÚBLICO - IA-CM. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 30, n. 1, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v30i1a2023.3246. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3246. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos