IMPACTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO 2002-2016

Autores

  • Cristiéle de Almeida Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Sabino da Silva Porto Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v30i1a2023.3252

Palavras-chave:

Instituições de Ensino Superior, Impacto Socioeconômico, Economia Regional

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi analisar o impacto das Instituições de Ensino Superior (IES) no crescimento econômico do Brasil no período 2002 a 2016. As hipóteses testadas foram: i) H1: Efeito positivo das IES no Produto Interno Bruto per capita tanto na análise agregada quanto na desagregada por missões (ensino, pesquisa e transferência de conhecimento); ii) H2: Efeito positivo do investimento (estadual e das próprias IES) no Produto Interno Bruto per capita. O método utilizado foi dados em painel para as Unidades Federativas do Brasil no período de 2002-2016. Os resultados destacam que as missões Ensino e Pesquisa das IES são os fatores mais significativos para o desenvolvimento local de forma que não foi possível refutar a hipótese de que as IES têm impacto positivo ou benéfico sobre a dinâmica do PIB per capita das regiões brasileiras. Porém, o indicador de transferência de conhecimento enfraquece os resultados obtidos, sem integração IES-sociedade o impacto dos investimentos em IES é modesto ou nulo. Neste sentido, ações que incentivem o vínculo universidade-sociedade poderiam contribuir para um avanço mais eficiente do efeito inovador do conhecimento gerado pelas IES sobre o desenvolvimento e crescimento econômico do país. Outro ponto importante para estimular esta integração seria o aumento do fomento formal à pesquisa científica elaborada em parceira direta entre IES e as empresas.

Biografia do Autor

Cristiéle de Almeida Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Economia na área de Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora visitante na Nova School of Business and Economics na Universidade NOVA de Lisboa.

Sabino da Silva Porto Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor titular do Departamento de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

10-04-2023

Como Citar

VIEIRA, Cristiéle de Almeida; PORTO JÚNIOR, Sabino da Silva. IMPACTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO 2002-2016. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 30, n. 1, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v30i1a2023.3252. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3252. Acesso em: 19 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos