DETERMINANDO AS CARACTERÍSTICAS DA DEMANDA POR SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE NO BRASIL

Autores

  • Fábio Lúcio Rodrigues Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Camila Escobar Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v30i3a2023.3381

Palavras-chave:

Saúde Pública, Sistema Único de Saúde, Demanda por Serviços de Saúde, Modelos de Regressão Logística.

Resumo

Apesar dos desafios enfrentados, como a limitação de recursos e a desigualdade no acesso aos serviços de saúde, o Sistema Único de Saúde desempenha um papel fundamental na oferta de serviços essenciais de saúde para milhões de brasileiros. O presente trabalho se dedica a identificar os fatores determinantes para demandar o serviço público de saúde no Brasil e, dada a escolha pelo serviço público, estimar os determinantes desses mesmos indivíduos escolherem cada tipo de equipamento de saúde pública disponíveis à população. Foram utilizados dados da Pesquisa Nacional de Saúde para estimar um modelo logístico de demanda por serviços de saúde pública, assim como um modelo logístico multinomial complementar para identificar a procura específica por cada equipamento de saúde disponibilizado no sistema público brasileiro. Os resultados apontam que características como baixa renda, pouca escolaridade e falta de acesso à serviços privados elevam a demanda pelo sistema público, sobretudo nos equipamentos de saúde pública mais periféricos como as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento em regiões menos desenvolvidas.

Biografia do Autor

Fábio Lúcio Rodrigues, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Economia Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Camila Escobar, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda em Economia Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Downloads

Publicado

03-10-2023

Como Citar

RODRIGUES, Fábio Lúcio; ESCOBAR, Camila. DETERMINANDO AS CARACTERÍSTICAS DA DEMANDA POR SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE NO BRASIL. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 30, n. 3, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v30i3a2023.3381. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3381. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos