APLICAÇÃO DE MICRONUTRIENTES E SEUS EFEITOS NA PRODUTIVIDADE E QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SOJA

Autores

  • Reginaldo Miguel Schaefer Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
  • Deivid Araújo Magano Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Departamento de Estudos Agrários/ Deag, Ijuí, RS, Brasil.
  • Victor Mouzinho Spinelli Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Andrea Bicca Noguez Martins Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, RS, Brasil.
  • Isaias Stallbaum Bratz Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas (FAEM/UFPEL), Pelotas, RS, Brasil.
  • Moisés Botelho Fabião Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas (FAEM/UFPEL), Pelotas, RS, Brasil.
  • Luis Eduardo Panozzo Departamento de Fitotecnia, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v30i4a2023.3411

Palavras-chave:

fertilizante foliar, Glycine max, qualidade de sementes

Resumo

A produção de sementes de alta qualidade está relacionada a um bom manejo nutricional dos micronutrientes que são fundamentais para diversos processos essenciais da cultura. O molibdênio (Mo) e o cobalto (Co) são micronutrientes que em deficiência na planta podem prejudicar o processo de fixação biológica de nitrogênio. O boro (B) é um elemento essencial em todas as fases do ciclo da cultura da soja, participando de vários processos fisiológicos, tais como participação no processo de fertilização e posterior influência no poder germinativo da semente. A aplicação de fertilizantes via foliar têm por finalidade suplementar os níveis desses micronutrientes na planta para a realização dos processos metabólicos. Apesar de estar claro na literatura que as formas de aplicação de Mo, Co e B na soja podem apresentar influência no melhor aproveitamento destes nutrientes pela cultura ainda não existe um consenso a respeito da eficiência da adubação foliar com tais micronutrientes. O objetivo desta revisão foi de reunir informações sobre a aplicação foliar dos micronutrientes Mo, Co e B na cultura da soja, analisando as diferentes doses e épocas de aplicação e avaliando sua influência sobre rendimento de grãos e qualidade fisiológica de sementes da cultura. Trabalhos realizados por diferentes pesquisadores mostram resultados controversos onde por vezes a aplicação foliar desses micronutrientes na cultura da soja responde positivamente e em outras não. Logo, torna-se evidente a realização de mais trabalho, principalmente no que tange a qualidade fisiológica de sementes da soja submetida à aplicação foliar desses micronutrientes.

Biografia do Autor

Reginaldo Miguel Schaefer, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Agrônomo e Especialista em Ciência e Tecnologia de Sementes pela UFPEL

Deivid Araújo Magano, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), Departamento de Estudos Agrários/ Deag, Ijuí, RS, Brasil.

Doutor em Engenharia Agrícola pela UFSM; Professor de Agronomia da UNIJUÍ

Victor Mouzinho Spinelli, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutor em Fisiologia Vegetal pela UFPel; Bolsista de Pós-Doutorado de Desenvolvimento Cientifico Regional C/FAPERO pela UNIR

Andrea Bicca Noguez Martins, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, RS, Brasil.

Doutora em Ciência e Tecnologia de Sementes pela UFPEL; Pós-doutoranda em Ciência e Tecnologia de Sementes pela UFPEL

Isaias Stallbaum Bratz, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas (FAEM/UFPEL), Pelotas, RS, Brasil.

Graduando em Agronomia pela FAEM/UFPEL

Moisés Botelho Fabião, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas (FAEM/UFPEL), Pelotas, RS, Brasil.

Graduando em Agronomia pela FAEM/UFPEL

Luis Eduardo Panozzo, Departamento de Fitotecnia, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Pelotas, RS, Brasil.

Doutor em Fitotecnia pela UFV; Professor Adjunto de Fitotecnia da UFPEL

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

SCHAEFER, Reginaldo Miguel; MAGANO, Deivid Araújo; SPINELLI, Victor Mouzinho; MARTINS, Andrea Bicca Noguez; BRATZ, Isaias Stallbaum; FABIÃO, Moisés Botelho; PANOZZO, Luis Eduardo. APLICAÇÃO DE MICRONUTRIENTES E SEUS EFEITOS NA PRODUTIVIDADE E QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SOJA. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 30, n. 4, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v30i4a2023.3411. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3411. Acesso em: 23 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos