DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS DE MEDICAMENTOS: VERIFICAÇÃO DE PRÁTICAS E PERCEPÇÃO AMBIENTAL DA POPULAÇÃO NO MUNICÍPIO DE BARRA DO RIO AZUL/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v30i4a2023.3420

Palavras-chave:

Gestão de Resíduos, Serviços de Saúde, Poluição Ambiental

Resumo

Os medicamentos podem ocasionar sérios problemas ambientais quando descartados de maneira imprópria, trazendo inúmeros impactos ambientais e de saúde pública. Desta forma, este trabalho buscou verificar as práticas adotadas no processo de gestão municipal e avaliar o grau de conhecimento e de sensibilização da população sobre resíduos de medicamentos, bem como o nível da importância dado ao assunto. Após o levantamento bibliográfico sobre o tema, foram distribuídos 100 questionários em dois pontos no município de Barra do Rio Azul, onde é feita a distribuição de medicamentos. Esse questionário auto aplicado continha 7 (sete) questões abertas e fechadas, ficando à disposição dos interessados por um período de 7 (sete) dias. Os resultados desta pesquisa revelam que grande parte da população costuma descartar os resíduos de medicamentos de forma incorreta, mas demonstra ciência de que os medicamentos mereçam um descarte especial. A sensibilização da população é de extrema importância para contribuir com um meio ambiente mais sustentável. Isso poderia ser atingido através de práticas educativas/informativas integradas à gestão pública do município.

Biografia do Autor

Angélica Strapasson, Universidade de Brasília

Gestora Ambiental pela Universidade de Brasília. Erechim/RS. Brasil.

Joyce Cristina Gonçalvez Roth, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Doutora em Tecnologia Ambiental pela Universidade de Santa Cruz. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS – Unidade em Erechim/RS. Brasil.

Neusa Andreolla, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS – Unidade em Erechim/RS. Brasil.

Saionara Eliane Salomoni, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)

Doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS – Unidade em Erechim/RS

Downloads

Publicado

20-12-2023

Como Citar

STRAPASSON, Angélica; ROTH, Joyce Cristina Gonçalvez; ANDREOLLA, Neusa; SALOMONI, Saionara Eliane. DESTINAÇÃO FINAL DE RESÍDUOS DE MEDICAMENTOS: VERIFICAÇÃO DE PRÁTICAS E PERCEPÇÃO AMBIENTAL DA POPULAÇÃO NO MUNICÍPIO DE BARRA DO RIO AZUL/RS. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 30, n. 4, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v30i4a2023.3420. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3420. Acesso em: 23 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos