A GOVERNANÇA COLABORATIVA E A E-GOVERNANCE NA ADMINISTRAÇÃO LOCAL: ESTUDO DE CASO DOS 308 MUNICÍPIOS PORTUGUESES

Autores

  • Ireneu de Oliveira Mendes Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) http://orcid.org/0000-0001-7130-1650
  • Pedro Miguel Alves Ribeiro Correia Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) http://orcid.org/0000-0002-3111-9843
  • Viviana Acúrcio Andrade Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC)
  • Alexandre Dias Carreiro Santos Serra Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC)

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v30i3a2023.3465

Palavras-chave:

E-Governance, Governança Colaborativa, Administração Pública, Administração Local, Municípios

Resumo

O presente estudo pretende aferir qual o impacto que a Governança Colaborativa tem na E-Governance e de que forma esta afeta a administração local. Para tal, o presente artigo inicia com uma apresentação de natureza teórica que define, enquadra e conceptualiza os principais conceitos trazidos à colação. A metodologia adotada foi de natureza quantitativa tendo sido desenvolvido um inquérito à população em geral, foi também realizada uma análise cluster, recorrendo à informação constante dos websites dos 308 municípios existentes em Portugal. Como conclusões, destaca-se a heterogeneidade nas avaliações obtidas nos sites dos municípios portugueses, no quadro das dimensões analisadas, o que permite considerar que a informação pesquisada pelos cidadãos que dela necessitam, seja conseguida de forma diferente entre municípios, tal como a tipologia de serviços disponíveis à população seja também diversa a variados níveis o que dificulta a padronização de procedimentos por parte dos interessados, representando assim uma oportunidade de melhoria no que respeita a critérios de acessibilidade e transparência da informação disponibilizada à população.

Biografia do Autor

Ireneu de Oliveira Mendes, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC)

Assistente Convidado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Investigador colaborador do Instituto Jurídico.

Pedro Miguel Alves Ribeiro Correia, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC)

Doutoramento em Ciências Sociais (Especialidade em Administração Pública) - Universidade Técnica de Lisboa (UTL) Licenciatura em Estatística de Gestão de Informação - Universidade Nova de Lisboa (NOVA) Licenciatura em Direito - Universidade de Lisboa (ULisboa) Professor na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra Consultor para a Área de Planeamento e Política Legislativa da Direção-Geral da Política de Justiça (DGPJ) do Ministério da Justiça de Portugal

Viviana Acúrcio Andrade, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC)

Mestre em Administração Público-Privada pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Alexandre Dias Carreiro Santos Serra, Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC)

Assistente Convidado na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Mestre em Administração Público-Privada pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Downloads

Publicado

03-10-2023

Como Citar

MENDES, Ireneu de Oliveira; CORREIA, Pedro Miguel Alves Ribeiro; ANDRADE, Viviana Acúrcio; SERRA, Alexandre Dias Carreiro Santos. A GOVERNANÇA COLABORATIVA E A E-GOVERNANCE NA ADMINISTRAÇÃO LOCAL: ESTUDO DE CASO DOS 308 MUNICÍPIOS PORTUGUESES. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 30, n. 3, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v30i3a2023.3465. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3465. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos