VIABILIDADE ECONÔMICA DA MICROGERAÇÃO FOTOVOLTAICA RESIDENCIAL NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO PARA SOROCABA, SÃO PAULO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v31i2a2024.3558

Palavras-chave:

Viabilidade econômica, Sistema fotovoltaico residencial, Mercado de energia solar, Microgeração distribuída

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a viabilidade econômica de um sistema fotovoltaico residencial de microgeração distribuída, destinado a uma residência localizada em Sorocaba no estado de São Paulo A análise considerou a incidência solar local, os custos dos equipamentos e da instalação, bem como uma estimativa do custo da energia fornecida pela concessionária de distribuição. Para tanto, foram utilizados indicadores financeiros amplamente empregados para análises desta natureza, como o Valor Presente Líquido (VPL), a Taxa Interna de Retorno (TIR), o período de retorno do investimento (payback) e o custo nivelado da eletricidade (em inglês Leveled Cost of Energy – LCOE). Os resultados obtidos demonstraram a viabilidade dos sistemas fotovoltaicos residenciais e o potencial de microgeração distribuída na redução dos dispêndios familiares com energia elétrica. Por fim, para os próximos anos espera-se um crescimento na adoção deste tipo de tecnologia no Brasil.

Biografia do Autor

Leonardo Hirata Ferreira, Engenheiro Elétrico pela Universidade de Pernambuco – UPE e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

Engenheiro Elétrico pela Universidade de Pernambuco – UPE e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

Cassiano Bragagnolo, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo - USP Professor do departamento de Economia da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Downloads

Publicado

10-07-2024

Como Citar

FERREIRA, Leonardo Hirata; BRAGAGNOLO, Cassiano. VIABILIDADE ECONÔMICA DA MICROGERAÇÃO FOTOVOLTAICA RESIDENCIAL NO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO PARA SOROCABA, SÃO PAULO. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 31, n. 2, 2024. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v31i2a2024.3558. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3558. Acesso em: 8 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos