PANDEMIA DA COVID-19 E DIFUSÃO DA INOVAÇÃO EM PLATAFORMAS DE ENTREGAS SOB DEMANDA: UMA ANÁLISE COM MODELOS BASEADOS EM AGENTES

Autores

  • Adilson Giovanini Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Helberte João França Almeida Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v31i1a2024.3681

Palavras-chave:

Covid 19, Modelos Baseados em Agentes, Difusão de Inovação

Resumo

A pandemia da Covid-19 possibilitou a mudança nos hábitos dos consumidores, por outro lado, os restaurantes tiveram que aderir à realização de entregas sob demanda para minimizarem a retração nas suas receitas, ou atenderem a regulamentação imposta pelos governantes locais. Diante deste contexto, um modelo baseado em agentes é utilizado para verificar se a ocorrência da pandemia da covid-19, é capaz de gerar a difusão da tecnologia de entregas sob demanda. As simulações realizadas apontam que a pandemia altera as preferências e decisões de consumidores e restaurantes, o que possibilita a difusão da nova tecnologia, mesmo sem a presença de entusiastas. Ademais, estas mudanças de hábitos são persistentes no longo prazo, isto é, mesmo que os choques sejam de curto prazo, fim da pandemia, as alterações nos hábitos dos consumidores e restaurantes com maior presença de entregas delivery em suas rotinas diárias é permanente.

Biografia do Autor

Adilson Giovanini, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor da Universidade do Estado de Santa Catarina

Helberte João França Almeida, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Professor do Programa de Pós Graduação em Economia, PPGECO, da Universidade Federal de Santa Catarina

Downloads

Publicado

23-04-2024

Como Citar

GIOVANINI, Adilson; ALMEIDA, Helberte João França. PANDEMIA DA COVID-19 E DIFUSÃO DA INOVAÇÃO EM PLATAFORMAS DE ENTREGAS SOB DEMANDA: UMA ANÁLISE COM MODELOS BASEADOS EM AGENTES. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 31, n. 1, 2024. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v31i1a2024.3681. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3681. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos