“CONECTADOS, MAS EXAUSTOS”: O IMPACTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO DESENVOLVIMENTO DA SÍNDROME DE BURNOUT EM DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v32i2a2025.3942

Palavras-chave:

Ensino remoto emergencial, Síndrome de Burnout, Docentes Universitários

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a influência do ensino remoto emergencial no desenvolvimento da síndrome de burnout em docentes universitários, com foco no curso de Administração do Campus Amílcar Ferreira Sobral – UFPI, na cidade de Floriano, Estado do Piauí. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, cujas perguntas foram baseadas na Escala de Burnout de Maslach, abordando a experiência dos professores no ensino remoto e os fatores que contribuíram para o desenvolvimento da síndrome. Entre os principais fatores observados estavam a sobrecarga de trabalho, a falta de apoio institucional, o desconforto físico causado pelo ambiente doméstico inadequado para o trabalho e a constante preocupação com a saúde e o bem-estar dos familiares. Além disso, a ausência de interação presencial com os alunos foi destacada como um elemento que impactou negativamente o processo de ensino-aprendizagem e a saúde mental dos docentes. Os resultados indicam que o ensino remoto, embora necessário durante a pandemia, apresentou desafios significativos para o bem-estar dos professores.

Biografia do Autor

Maria Clara Souza Soares, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduada em Administração (UFPI)

Juliana Carvalho de Sousa, UFERSA

 Doutora em Administração (UnP); Docente do Curso em Administração (UFERSA).

Aline Francilurdes Nery do Vale, Universidade Federal do Rio Grando do Norte (UFRN)

Doutoranda em Administração (UFRN).

Luana de Andrade Pinheiro Borges, Universidade Federal do Rio Grando do Norte (UFRN)

Mestre em Administração (UFRN).

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Publicado

03-07-2025

Como Citar

SOARES, Maria Clara Souza; DE SOUSA, Juliana Carvalho; DO VALE, Aline Francilurdes Nery; BORGES, Luana de Andrade Pinheiro. “CONECTADOS, MAS EXAUSTOS”: O IMPACTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO DESENVOLVIMENTO DA SÍNDROME DE BURNOUT EM DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Revista Estudo & Debate, Lajeado, RS, v. 32, n. 2, 2025. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v32i2a2025.3942. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/3942. Acesso em: 13 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos