ESTRATÉGIAS DE CRESCIMENTO ADOTADAS POR UM GRUPO EMPRESARIAL DO SETOR DE HPPC BRASILEIRO NO PERÍODO DE 2018 A 2022
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v32i1a2025.3957Palavras-chave:
Estratégias de crescimento, Grupo Boticário, Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, COVID-19Resumo
O presente estudo tem como objetivo realizar uma análise das estratégias de crescimento adotadas por um grupo empresarial atuante no setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) brasileiro, no período de 2018 a 2022, para compreender de que forma se relacionam com o desempenho observado nos seus resultados, com ênfase nos anos da pandemia da COVID-19, de forma a contribuir com a identificação das estratégias em um cenário muito diferente do já enfrentado pelas empresas até então. Durante a pandemia, houve o aumento do consumo de produtos de higiene e perfumaria no Brasil. A análise é feita por meio de levantamento bibliográfico. Observa-se que, no período analisado, o grupo investiu em pesquisa e desenvolvimento (P&D), em estratégias voltadas ao seu desenvolvimento tecnológico, em fusões e aquisições estratégicas que possibilitaram a expansão do seu mercado consumidor, inaugurou dois novos centros de distribuições e intensificou seu processo de integração vertical. Além disso, durante o período da pandemia, a companhia também aumentou consideravelmente seu portfólio de produtos. Dessa forma, como consequência das condutas adotadas, o grupo conseguiu alavancar suas vendas e aumentar o lucro, o que ampliou sua relevância no mercado nacional de HPPC.
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