O PROCESSO DE RECONHECIMENTO DA DENOMINAÇÃO DE ORIGEM DO CAFÉ DE MANDAGUARI SOB A ÓTICA DO CÍRCULO VIRTUOSO E DA METODOLOGIA DO SEBRAE PARA IDENTIFICAÇÃO DE POTENCIAIS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v32i3a2025.4043

Palavras-chave:

Indicação Geográfica, Denominação de Origem, Café Especial, Mandaguari, Desenvolvimento Regional

Resumo

Este estudo analisa o processo de reconhecimento da Denominação de Origem (DO) para os cafés de Mandaguari a partir de duas abordagens complementares: a Metodologia do Sebrae para Identificação de Potenciais Indicações Geográficas Brasileiras e o Círculo Virtuoso da Qualidade ligada à Origem. Trata-se de estudo exploratório, qualitativo, com fontes documentais e de campo. Os resultados apontam evidências de aptidão para DO, destacando a organização dos cafeicultores da Associação dos Produtores de Café de Mandaguari, o suporte institucional e a articulação entre fatores naturais e humanos. Conclui-se que o território de Mandaguari reúne, no período analisado, evidências técnico-institucionais e de qualidade ligadas à origem suficientes para sustentar o pleito de reconhecimento da DO junto ao INPI.

Downloads

Publicado

03-10-2025

Como Citar

ARAÚJO PINTO, Layssa; FONSECA DOLCI, Helouize; HUSS PAGANINI, Anderson; CARDOSO BIZO, Anderson; TOFANETTO E MARQUES, Luiz Henrique; SARTORI BONINI, Juliana; SARTORI, Rejane. O PROCESSO DE RECONHECIMENTO DA DENOMINAÇÃO DE ORIGEM DO CAFÉ DE MANDAGUARI SOB A ÓTICA DO CÍRCULO VIRTUOSO E DA METODOLOGIA DO SEBRAE PARA IDENTIFICAÇÃO DE POTENCIAIS INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS. Revista Estudo & Debate, Lajeado, RS, v. 32, n. 3, 2025. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v32i3a2025.4043. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/4043. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos