DIAGNÓSTICO DA COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS HORTIFRÚTIS EM TRÊS PASSOS/RS
DOI:
https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v32i2a2025.4062Palavras-chave:
Comercialização, Origem, Frutas, Verduras.Resumo
O objetivo principal deste estudo foi realizar um diagnóstico sobre a origem dos produtos hortifrútis em Três Passos, Noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Foram conduzidas entrevistas em sete estabelecimentos comerciais, com perguntas abertas e fechadas. As perguntas visaram obter informações para diagnóstico da cadeia do mercado de hortifrútis no município, entre outros, a origem, fornecedores, abrangência de origem, os mais comercializados, disponibilidade de orgânicos e descarte. Os resultados revelaram a presença de importações de hortifrútis de países como o Chile; predominância de encomendas diárias; diversificação dos fornecedores; baixa aquisição de produtos regionais; preferência por fornecedores estaduais; quantidade relativamente pequena de perdas até a comercialização; sazonalidade nas vendas com picos no verão; e um tempo de transporte dos produtos até o município variando de 1 a 4 dias. A pesquisa caracterizou melhor a cadeia de comercialização de hortifrútis de estabelecimentos do município, além de verificar alguns obstáculos que os comerciantes possuem com a compra de produtos com origem em outros estados e países, em decorrência da inexistência de produção na região.
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