TRANSIÇÃO RUMO À SUSTENTABILIDADE: DESAFIOS DA DESCARBONIZAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE NO RIO GRANDE DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v32i2a2025.4126

Palavras-chave:

Enfoque Multinível, Adaptação climática, Transição ecológica

Resumo

A descarbonização da cadeia produtiva do leite constitui nova incerteza. Não há clareza sobre os custos envolvidos, nem acerca da responsabilidade pelo financiamento. Seguindo esse argumento, este trabalho tem como objetivo apresentar o estado da arte sobre descarbonização da pecuária leiteira. O método utilizado é o estudo de caso, visto que, a maioria dos países relata que o respectivo sector de lácteos está iniciando o debate sobre mensuração e redução das emissões de GEE, entretanto, a cooperativa Arla desponta nesse processo, sendo essa o benchmark estudado. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado a análise documental. Posteriormente, os dados foram analisados por meio de uma análise crítica. Com base nos conceitos do Enfoque Multinível, identificamos que existe um conjunto de atores, como o Sindilat, Embrapa Pecuária Sul e Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e iniciativas como um nicho inovador em formação, no Brasil. Já em relação a Arla, foi possível compreender que as ações em curso a uma década são de tamanho custo e investimento, com ativo financiamento em grande volume pela Comissão Europeia, que não parece realista sua replicação para os produtores gaúchos.

Biografia do Autor

Markus Erwin Brose, Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduação em agronomia pela Universidade Kassel/Alemanha (1988). Mestrado em administração pública, foco em governos locais, pela Universidade de Londres (2001). Doutorado em sociologia, com foco em participação cidadã, pela Universidade de Osnabrück/Alemanha (2007). Especialização em Impactos Sociais da Mineração Universidade Cambridge/Reino Unido e Queensland/Austrália (2010). Pós-Doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2015). Consultor GIZ junto ao Governo do Rio Grande do Sul 1996-2002. Diretor Executivo da ONG CARE Brasil 2005-2011. Diretor da empresa Floresta Reflorestamento Ltda/Acre (2012/14). Professor da Universidade de Santa Cruz do Sul UNISC (2016). Menção honrosa por livro no III Premio Ana Ribeiro (2017) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional. Coordena o Observatório de Inovação em Água e Clima no RS (UNISC).

Renata Soares Navarro, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutoranda e mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2021). Desenvolvo pesquisa na área de Território, Planejamento e Sustentabilidade, com ênfase nos temas: mudanças climáticas, descarbonização, consumo, desenvolvimento regional e desenvolvimento sustentável. Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Possuo graduação em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (2014), com período sanduíche na Universidade de Lisboa- Instituto Superior de Agronomia. Nos anos de 2014 e 2015 atuei junto ao MESA BRASIL-SESC como educadora ambiental, realizando oficinas de sustentabilidade (alimentos, gestão de resíduos vermicompostagem e recursos hídricos) em diferentes projetos. Possuo experiência na elaboração de Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Atuei como pesquisadora assistente no projeto "Ação Coletiva Comida de Verdade", entre 2020-2021.

Downloads

Publicado

03-07-2025

Como Citar

BROSE, Markus Erwin; NAVARRO, Renata Soares. TRANSIÇÃO RUMO À SUSTENTABILIDADE: DESAFIOS DA DESCARBONIZAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE NO RIO GRANDE DO SUL. Revista Estudo & Debate, Lajeado, RS, v. 32, n. 2, 2025. DOI: 10.22410/issn.1983-036X.v32i2a2025.4126. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/4126. Acesso em: 13 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos