UTILIZAÇÃO DE PREVENÇÃO JURÍDICA POR PRODUTORAS DE EVENTOS DE LAZER: ESTUDO DE CASO

Autores

  • Melina Wiebusch
  • Beatris Francisca Chemin Centro Universitário Univates

Palavras-chave:

Direito do lazer e entretenimento. Produtoras de eventos do Vale do Taquari/RS. Prevenção jurídica na produção de eventos.

Resumo

A indústria de eventos de lazer tem crescido de forma significativa nos últimos anos, atraindo elevados investimentos e tornando o Brasil um dos principais destinos turísticos, culturais, artísticos e esportivos. Assim, este artigo tem o objetivo de analisar, a partir de estudo de caso, ferramentas jurídicas utilizadas na produção de eventos de lazer, na sua modalidade de entretenimento, para que produtoras de eventos, prestadores de serviços e o consumidor possam se proteger preventivamente contra percalços jurídicos que possam advir dessa relação. Trata-se de pesquisa quali-quantitativa, realizada por meio de instrumentais técnicos bibliográficos, documentais e estudo de caso, com levantamento de dados com empresas promotoras de eventos na região do Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, Brasil. O estudo inicia pelo conceito e conteúdos do direito ao lazer, passando pelo entretenimento, até chegar à apresentação e análise dos dados levantados na pesquisa. Nesse sentido, verificou-se que a indústria do lazer e entretenimento está exigindo profissionalismo na produção de eventos, que ofereçam, de um lado, segurança, diversão e bem-estar ao consumidor e, de outro, garantia de tranquilidade de atividade bem realizada por parte das empresas, e que muitas dessas produtoras de eventos ainda precisam se adaptar às exigências dessa nova realidade.

Biografia do Autor

Melina Wiebusch

Bacharela em Direito pelo Centro Universitário Univates. Especialista em Direito do Entretenimento pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais. Advogada.

Beatris Francisca Chemin, Centro Universitário Univates

Professora do Curso de Direito do Centro Universitário Univates, de Lajeado/RS. Mestra em Direito. Autora dos livros “Constituição e Lazer: uma perspectiva do tempo livre na vida do (trabalhador) brasileiro” e “Políticas Públicas de Lazer: o papel dos municípios na sua implementação”, pela Editora Juruá, dentre outros.

Downloads

Publicado

29-12-2014

Como Citar

WIEBUSCH, Melina; CHEMIN, Beatris Francisca. UTILIZAÇÃO DE PREVENÇÃO JURÍDICA POR PRODUTORAS DE EVENTOS DE LAZER: ESTUDO DE CASO. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 21, n. 2, 2014. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/615. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos