SUSTENTABILIDADE E CRESCIMENTO DE REDES DE FRANQUIAS

Autores

  • Deborah Oliveira Santos Abdala CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DE MINAS GERAIS / UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • Carlos Alberto Gonçalves UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG/ Fundação Mineira de Cultura Universidade FUMEC

Palavras-chave:

SUSTENTABILIDADE E CRESCIMENTO, REDES DE FRANQUIAS, ESTRATÉGIA.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é elaborar uma síntese teórica sobre os principais elementos que contribuem para a sustentabilidade e o crescimento das redes de franquias. Alguns aspectos internos e externos à rede encontram suporte na literatura. Como fatores internos, o relacionamento entre os atores, o sistema de gestão e governança, a transferência de conhecimento e capacidade absortiva da rede, inteligência competitiva e o perfil do empreendedor foram os elementos conceituais propostos. Por sua vez, os fatores externos envolvem condições do microambiente que podem impactar no crescimento das redes.

Biografia do Autor

Deborah Oliveira Santos Abdala, CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLOGICA DE MINAS GERAIS / UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Doutoranda em administração e mestre em administração pelo CEPEAD - UFMG, desenvolve estudos na área de marketing e estratégia. Atualmente é professora do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas do CEFET- MG, lecionando nos cursos de bacharelado em Administração e tendo atuado também nos cursos de pós-graduação lato sensu. É diretora técnica da Fundação CEFETMINAS. Tem experiência na área de consultoria e pesquisa em Administração, com ênfase em Mercadologia e Estratégia, estudando principalmente os seguintes temas: Redes Interoganizacionais e Franquia, Comportamento do Consumidor, Pesquisa de Marketing, Planejamento Estratégico.

Carlos Alberto Gonçalves, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - UFMG/ Fundação Mineira de Cultura Universidade FUMEC

Carlos Alberto Gonçalves concluiu o doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo USP, 1986; Mestre em Ciências em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC/RJ, 1976. Foi professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG, na área de Software Básico e Matemática Computacional. Atualmente, é professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais e da Fundação Mineira de Cultura Universidade FUMEC e nas Faculdades de Ciências Econômicas e Ciências Empresariais. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração nas Universidades UFMG e FUMEC.

Downloads

Publicado

29-12-2014

Como Citar

ABDALA, Deborah Oliveira Santos; GONÇALVES, Carlos Alberto. SUSTENTABILIDADE E CRESCIMENTO DE REDES DE FRANQUIAS. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 21, n. 2, 2014. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/620. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos