PROCESSO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS EM UMA EMPRESA DE ARTEFATOS PLÁSTICOS, À LUZ DA SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Giselly Santos Mendes Universidade Feevale/RS
  • Camila Fagundes Universidade Feevale/RS
  • Bruna Haubert Universidade Feevale/RS
  • Dusan Schreiber Universidade Feevale/RS

Palavras-chave:

Desenvolvimento de produtos, Sustentabilidade, Artefatos plásticos.

Resumo

Processos de desenvolvimento que alinhem a minimização de impactos ambientais às demandas sociais constituem desafio relevante. Este estudo busca compreender como uma empresa de artefatos plásticos organiza suas atividades de desenvolvimento de produtos na perspectiva de gestão ambientalmente sustentável. Para isso, optou-se pela realização de estudo de caso via análise documental e entrevista semiestruturada. Achados indicam que o atual processo de desenvolvimento da empresa analisada encontra-se estruturado, porém em estágio inicial quanto à sustentabilidade, observando, prioritariamente, elementos econômicos em decisões de P&D.

Biografia do Autor

Giselly Santos Mendes, Universidade Feevale/RS

Doutoranda e Mestre em Qualidade Ambiental-FEEVALE/RS, Bacharel em Administração - FEEVALE/RS, Tecnóloga em Polímeros - IFSUL

Camila Fagundes, Universidade Feevale/RS

Mestranda em Qualidade Ambiental-Feevale/RS, Bacharel em Administração-FEEVALE/RS

Bruna Haubert, Universidade Feevale/RS

Mestranda em Indústria Criativa-FEEVALE/RS

Dusan Schreiber, Universidade Feevale/RS

Doutor em Administração pela UFRGS, Pesquisador e Professor do Programa em Qualidade Ambiental e Mestrado Profissional em Indústria Criativa.

Downloads

Publicado

08-06-2016

Como Citar

MENDES, Giselly Santos; FAGUNDES, Camila; HAUBERT, Bruna; SCHREIBER, Dusan. PROCESSO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS EM UMA EMPRESA DE ARTEFATOS PLÁSTICOS, À LUZ DA SUSTENTABILIDADE. Revista Estudo & Debate, [S. l.], v. 23, n. 1, 2016. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/678. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos