PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE DIFERENTES METODOLOGIAS DE ENSINO

Autores

  • Claudete Rempel Centro Universitário Univates
  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen Centro Universitário UNIVATES
  • André Gerstberger Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
  • Franciele Dietrich Centro Universitário UNIVATES e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Metodologia de Ensino, Ensino de Biologia, Metodologias Ativas

Resumo

Metodologia de ensino é o estudo de diferentes trajetórias planejadas e vivenciadas pelos educadores para orientar o processo de ensino e de aprendizagem para que as competências e habilidades desejadas para os alunos sejam alcançadas. Muitos instrumentos metodológicos são utilizados para que o perfil desejado de biólogo seja alcançado. O objetivo deste estudo foi identificar quais recursos metodológicos utilizados na disciplina de Biologia Geral e Legislação Profissional foram mais relevantes para a aprendizagem de alunos dos cursos de Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado). Para tanto, foram realizadas, durante um semestre, atividades utilizando métodos diferentes, e, ao final, foi aplicado um questionário no qual os alunos deveriam numerar as opções de 1 a 9, considerando 1 a metodologia que mais considerou importante e 9 a de menor importância, justificando as escolhas. Os resultados demonstram que as práticas em campo e os trabalhos em grupo foram significativamente mais importantes quando comparados com apresentações artísticas e trabalhos com jogos pedagógicos. Concluiu-se que, para o desenvolvimento das habilidades trabalhadas em Biologia Geral e Legislação Profissional, os alunos consideraram as práticas em campo e de grupos mais relevantes para a sua aprendizagem.

Biografia do Autor

Claudete Rempel, Centro Universitário Univates

Bióloga, Doutora em Ecologia, Professora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e dos Programas de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento e Sistemas Ambientais Sustentáveis do Centro Universitário UNIVATES

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, Centro Universitário UNIVATES

Bióloga, Doutora em Ecologia, Professora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e dos Programas de Pós-Graduação em Ensino e Ensino de Ciências Exatas do Centro Universitário UNIVATES

André Gerstberger, Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Matemático, Mestrando em Ensino de Ciências Exatas pelo Centro Universitário UNIVATES. Professor da Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Franciele Dietrich, Centro Universitário UNIVATES e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Bióloga, Doutoranda em Ciências da Saúde/PUC e Professora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde do Cento Universitário UNIVATES

Downloads

Publicado

04-06-2016

Como Citar

REMPEL, Claudete; STROHSCHOEN, Andreia Aparecida Guimarães; GERSTBERGER, André; DIETRICH, Franciele. PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE DIFERENTES METODOLOGIAS DE ENSINO. Revista Signos, [S. l.], v. 37, n. 1, 2016. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1002. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos