CAPACITISMO NO CONTEXTO DA LUTA POR RECONHECIMENTO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3344

Palavras-chave:

Capacitismo, Luta por Reconhecimento, Deficiência Visual.

Resumo

Capacitismo é qualquer forma de preconceito ou discriminação contra a Pessoa com Deficiência - PcD, que retira sua capacidade de realizar atividades de forma autônoma e independente em razão de sua deficiência. Este artigo buscou refletir sobre o capacitismo e a luta por reconhecimento social das Pessoas com Deficiência Visual. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa, dialogando com os autores: Honneth (2009) - Teoria do Reconhecimento, Farias (2017) e Mello (2016), sobre questões relacionadas ao capacitismo, bem como com autores que discutem as Pessoas com Deficiência Visual, como: Tavares e Rodrigues (2020), Sassaki (1997) e Mosquera (2010), entre outros que contribuíram para uma reflexão crítica sobre o tema. No decorrer da análise, foi possível concluir que desrespeitando ou violando qualquer uma dessas três formas de reconhecimento: o amor, que gera autoconfiança, o direito, que gera o autorrespeito, e a solidariedade, que gera a autoestima, é que se faz surgir a luta pelo reconhecimento.

Biografia do Autor

Rummening Marinho dos Santos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorando em Educação e Membro do Núcleo de Estudos, Projetos e Pesquisa sobre Formação Docente (NEPESF), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Metodologia de Ensino em Educação Física pela Faculdade do vale do Jaguaribe (FVJ). Graduado em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor de Educação Física na rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte e professor de Orientação e Mobilidade para pessoas Cegas ou Baixa Visão no Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADV). 

Janine Marta Coelho Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Titular na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Coordenadora da linha de pesquisa diversidade, deficiências e distúrbios de aprendizagem do Núcleo de Estudos Projetos e Pesquisas sobre Formação Docente (NEPESF).

Downloads

Publicado

13-07-2023

Como Citar

SANTOS, Rummening Marinho dos; RODRIGUES, Janine Marta Coelho. CAPACITISMO NO CONTEXTO DA LUTA POR RECONHECIMENTO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 1, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i1a2023.3344. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3344. Acesso em: 19 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos