CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO COMPLEXO DE MORIN PARA A FORMAÇÃO TECNOLÓGICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Zuleick de Almeida Lima
  • Jaqueline Araujo Esteves Marrafão Secretaria de estado de Educação-MT
  • Claudia Lúcia Landgraf Valério
  • Epaminondas de Matos Magalhães

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3496

Palavras-chave:

Formação de professores, Pensamento complexo, Edgar Morin, Ensino, Tecnologias digitais.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma revisão da literatura sobre a formação tecnológica digital de professores para a prática pedagógica na disciplina de Língua Portuguesa sob o olhar do pensamento complexo de Edgar Morin. A partir de uma análise bibliográfica qualitativa, foram identificadas as principais contribuições desse epistemólogo para a formação tecnológica de professores, destacando-se a importância do diálogo transdisciplinar e multidisciplinar, da reflexão crítica sobre a prática docente e da valorização da diversidade cultural e socioeconômica dos alunos no processo que envolve o ensino. Conclui-se que a formação de professores deve ser concebida como um processo contínuo e reflexivo, que reconheça a complexidade da realidade educacional e promova uma prática pedagógica crítica e transformadora capaz de integrar o ensino com o uso de tecnologias digitais.

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

LIMA, Zuleick de Almeida; MARRAFÃO, Jaqueline Araujo Esteves; VALÉRIO, Claudia Lúcia Landgraf; MAGALHÃES, Epaminondas de Matos. CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO COMPLEXO DE MORIN PARA A FORMAÇÃO TECNOLÓGICA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3496. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3496. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos