PROCURANDO MITOS SOBRE GALILEU GALILEI: POSSIBILIDADES DE SE REFLETIR A ARTICULAÇÃO ARTE-CIÊNCIA COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3529

Palavras-chave:

Mito, Galileu, Ensino de ciências

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar como a compreensão dos mitos, que envolvem a história de Galileu Galilei, pode contribuir para o ensino de ciências. Após a realização de uma pesquisa bibliográfica, dois mitos sobre Galileu se destacaram: “Galileu Galilei inventou o telescópio” e “Galileu provou a queda simultânea dos corpos lançando uma pena e uma bala de canhão do topo da Torre de Pisa”. Refletir os mitos relacionados a Galileu, revelou uma possibilidade singular para se perceber a relação da ciência com outras áreas de conhecimento, destacando-se sua articulação com a arte. Isso fica evidente não somente pela influência dos feitos de Galileu no trabalho de pintores europeus, mas também pela interpretação de suas observações lunares que revelavam um cientista impregnado pela arte; ou seria um artista que fazia ciência? Além disso, representam um ponto de partida para se levar a História da Ciência às aulas de ciências, o que pode ocorrer com a utilização de pesquisas bibliográficas e/ou leituras, possibilitando, com isso, aproximações de aspectos da produção científica ao ensino de ciências. Portanto, compreender os mitos que envolvem cientistas, como Galileu, representa uma possibilidade de entender a ciência, para além da dimensão conceitual, valorizando-se conteúdos epistemológicos, atitudinais e procedimentais.

Biografia do Autor

Marcos Gervânio de azevedo Melo, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Graduado em Licenciatura Plena em Física pela UFPA, Pós-Graduado (especialização) em Ensino de Ciências pela UFPA, Mestrado em Ensino de Ciências Exatas pela UNIVATES-RS e Doutorado em Ensino de Ciências e Tecnologia pela UTFPR. É professor adjunto do Instituto de Ciências da Educação – ICED/UFOPA e professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo UFOPA do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, Santarém, Pará, Brasil

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

MELO, Marcos Gervânio de azevedo. PROCURANDO MITOS SOBRE GALILEU GALILEI: POSSIBILIDADES DE SE REFLETIR A ARTICULAÇÃO ARTE-CIÊNCIA COMO CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Signos, [S. l.], v. 44, n. 2, 2023. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v44i2a2023.3529. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/3529. Acesso em: 23 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos