Disciplinas

SEMESTRES

COMPONENTES CURRICULARES

SEMESTRE 1
ELETRICIDADE BÁSICA (61467)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: Segurança em Eletricidade. Eletrostática. Grandezas Elétricas. Eletrodinâmica. Resistores. Potência e Energia Elétrica. Instrumentos de Medida Elétrica. Associação de resistores. Leis de Ohm e Kirchhoff. Procedimentos de montagens de circuitos elétricos em protoboard. Tensão, Corrente e Potência Alternada Monofásica e Trifásica. Sistema Trifásico. Condutores elétricos: tipos e aplicação. Disjuntores Termomagnéticos e suas aplicações. Dimensionamento de condutores elétricos pelo critério da máxima capacidade de corrente. Dimensionamento de condutores elétricos pelo critério da máxima queda de tensão. Perfil do profissional técnico em Automação Industrial.


ELETRÔNICA DIGITAL (61472)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: Bases numéricas. Operações em base binária. Tabela verdade. Portas lógicas AND, OR, NOT, NAND, NOR, XOR e XNOR. Circuitos integrados TTL e CMOS. Diagramas de Karnaugh. Meio somadores e somadores completos. Meio-subtratores e subtratores completos. Comparadores de igualdade e magnitude. Codificadores BCD para decimal. Codificadores BCD para binário. Flip-flops SR, JK e T. Registradores de deslocamento.


INFORMÁTICA APLICADA (61469)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: Tecnologia da comunicação e da informação. Hardware e software. Sistemas operacionais. Internet. Softwares utilitários. Processadores de texto, planilhas eletrônicas e apresentações. Informática na área de Automação Industrial.


SEGURANÇA NO TRABALHO (61468)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: Introdução à segurança com eletricidade. Riscos em instalações e serviços com eletricidade. Técnicas de Análise de Risco. Medidas de Controle do Risco Elétrico. Normas Técnicas Brasileiras - NBR da ABNT: NBR-5410, NBR-14039 e outras. Equipamentos de proteção coletiva. Equipamentos de proteção individual. Primeiros socorros. Prevenção e combate a incêndios. Acidentes e doenças do trabalho e noções de segurança do trabalho em altura.


SEMESTRE 2
DESENHO TÉCNICO (61470)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: Introdução ao Desenho Técnico. Desenhos, representações gráficas e projetos. Desenhos de objetos em perspectiva. Software para elaboração de desenho técnico. Comandos básicos de desenho assistido por computador (CAD). Normas ABNT aplicáveis.


ELETRÔNICA ANALÓGICA (61473)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: Representação numérica: notação de engenharia e arredondamento. Análise de Circuito: curto-circuito e circuito aberto, fontes de corrente, polarização de componentes. Aprofundamento e aplicação das Leis de Kirchoff. Introdução ao uso do Osciloscópio: teoria de funcionamento e principais funções. Teoria de Capacitores: análise do processo de carga e descarga em corrente contínua. Introdução aos materiais semicondutores. Diodos: princípio de funcionamento, estrutura e aplicações. Circuitos retificadores. Capacitores: Análise em corrente alternada. Conceitualização de Ganho e Atenuação: cálculo linear e em DeciBel. Filtros Passivos: passa baixa e passa alta.
Pré-requisitos: 
ELETRICIDADE BÁSICA (61467)


INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS (61475)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: Geração e distribuição de energia elétrica. Fornecimento de energia para consumidores industriais. Diagramas elétricos de acordo com as normas técnicas vigentes. Dispositivos de manobra, comando e proteção. Instalações elétricas de motores de indução e geradores de corrente alternada. Instalações de CLP. Aterramento. Normas Técnicas.
Pré-requisitos: 
ELETRICIDADE BÁSICA (61467)


MÁQUINAS ELÉTRICAS (61477)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: Análise dos conceitos básicos de comandos elétricos. Estudo dos dispositivos de comandos, da lógica de contatos elétricos, contatos auxiliares e de potência. Definição de circuitos de potência e de comando. Análise e construção de diagramas unifilares e multifilares. Descrição de elementos de circuitos de acionamentos elétricos, cargas indutivas, capacitivas e resistivas. Estudo de sistemas de proteção, circuitos de acionamentos de motores elétricos e sistemas eletrônicos de acionamento (soft starter e inversor de frequência). Funcionamento e operação de máquinas de corrente contínua e alternada: Transformadores, máquinas de corrente contínua, máquinas de Indução monofásica e trifásica, motores monofásicos, máquinas síncronas, máquinas especiais, motor de passo, servo motores. Estudo de aterramento de máquinas elétricas.


MECÂNICA APLICADA (61471)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: Caracterização e interpretação dos conceitos e princípios físicos fundamentais da mecânica. Estabelecimento de relações e aplicação na área de Automação. Desenvolvimento de atividades práticas e experimentais, com interpretação e comunicação de resultados.


PROGRAMAÇÃO (61474)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: Lógica de Programação e Algoritmos. Linguagem de programação de alto nível. Tipos de dados, variáveis, constantes e escopo. Comandos de atribuição. Expressões aritméticas e lógicas. Strings. Estruturas de seleção e repetição. Funções e Procedimentos.
Pré-requisitos: 
INFORMÁTICA APLICADA (61469)


SEMESTRE 3
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL I (61479)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: Partidas de Motores Trifásicos Assíncronos. Partida Direta. Partida Estrela-Triângulo. Soft-Starter. Inversor de Frequência. Controladores lógico programáveis: Partes, características de operação. Utilização, seleção e características básicas de sensores (Sensores ópticos, de temperatura, magnéticos, pressão, vazão, de nível, indutivos, capacitivos, dentre outros). Utilização, seleção e características básicas atuadores (pneumáticos e hidráulicos) Programação de CLPs: Estrutura da linguagem LADDER, comandos operacionais, instruções básicas. Componentes de um CLP, especificação e seleção.
Pré-requisitos: 
INFORMÁTICA APLICADA (61469)
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS (61475)


HIDRÁULICA E PNEUMÁTICA (61476)
Carga Horária: 40
Créditos: 2
Ementa: Hidráulica no contexto industrial da automação. Definição de circuitos hidráulicos e sistemas de acionamento hidráulico, sistemas de direcionamento e de sistema de atuação. Simbologia dos componentes hidráulicos. Circuitos básicos. Sensores. Pneumática no contexto industrial da automação industrial. Produção, preparação e distribuição do ar comprimido. Simbologia dos componentes pneumáticos. Circuitos básicos. Sensores. Elaboração de circuitos com sensores e atuadores pneumáticos e eletropneumáticos.
Pré-requisitos: 
ELETRICIDADE BÁSICA (61467)


MICROPROCESSADORES (61478)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: Introdução aos sistemas microprocessados. Arquitetura de hardware. Organização das memórias. Conjunto de Instruções. Endereçamento de Memória. Estrutura das Portas de I/O. Interrupções. Ambientes de desenvolvimento para o microcontroladores. Contagem do Tempo. Lendo Chaves e Botões. Portas de comunicação.
Pré-requisitos: 
PROGRAMAÇÃO (61474)


PROJETOS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL (61480)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: Metodologia Científica. Elaboração de projetos, execução e instalação de sistemas de controle e automação. Gestão e gerência de Projetos aplicado a Automação Industrial. Empreendedorismo.
Pré-requisitos: 
INFORMÁTICA APLICADA (61469)
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS (61475)


SEMESTRE 4
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL II (61484)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: Aprofundar conhecimentos e habilidades em programação e seleção de componentes pertinentes à projetos de automação, tais como: Controlador Lógico Programável (CLP), IHM%u2019s, Soft-Starter, Inversores de Frequência. Aplicar interfaces com acionamentos e programas supervisórios. Integração de CLP com redes de comunicação industriais e com sistemas industriais tipo SCADA ou STEP 7; Especificação e projeto de sistemas de automação industrial. Aplicações e especificações de projetos com ênfase à instalação e proteção de máquinas e equipamentos levando-se em consideração as principais normas vigentes.
Pré-requisitos: 
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL I (61479)


PLANEJAMENTO E CONTROLE DE MANUTENÇÃO (61483)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: Tipos e planos de Manutenção: Corretiva, Preventiva, Preditiva/Detectiva, Engenharia de Manutenção. Técnicas de manutenção de motores de indução e geradores elétricos. Técnicas de manutenção de transformadores monofásicos e trifásicos. Manutenção de quadros de comando e de distribuição. Projetos de comandos elétricos em CAD com solução guiada de problemas. Normas técnicas. Projetos orientados de Manutenção em comandos industriais e prediais. Indicadores de Manutenção.
Pré-requisitos: 
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS (61475)


REDES INDUSTRIAIS (61481)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: Introdução de redes de computadores. Conceitos básicos de redes: características, classificação, topologia. Mecanismos de controle de acesso ao meio físico (CSMA, Token, entre outros). Estrutura e funcionamento dos níveis hierárquicos da integração fabril OSI. Meios físicos e conectores: cabos coaxiais, UTP e fibra-óptica. Visão geral das funções da camada de enlace. Padrões físicos de comunicação: RS-232 e RS-485. Introdução às redes industriais sem Fio (Wireless). Protocolos de comunicação utilizados para supervisionar e controlar um determinado processo, como: Foundation Fieldbus, Industrial Ethernet, Devicenet, entre outros. Métricas de desempenho. Redes industriais de sensoriamento e atuadores.
Pré-requisitos: 
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL I (61479)


SISTEMAS DE SUPERVISÃO (61482)
Carga Horária: 80
Créditos: 4
Ementa: Revisão de CLP%u2019s. Supervisão: teoria, conceituação e prática. Supervisão remota. Ferramentas de desenvolvimento para Sistemas de Supervisão e Aquisição de Dados (SCADA), com aplicações de simulações via software. Variáveis do processo em tempo real (temperatura, pressão, nível, dentre outras). Elaboração de agendas, falhas ou condições indevidas através de alarmes e eventos. Parâmetros do processo (set-points). Programação e comandos que compõem o sistema, com propostas de implementações de controles empregando CLP%u2019s. Proposta de elaboração de relatórios, receitas e banco de dados.
Pré-requisitos: 
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL I (61479)


TOTAL DE COMPONENTES CURRICULARES: 18