Característica

Automação Industrial é a aplicação de técnicas, softwares e equipamentos específicos em uma determinada máquina ou processo industrial, com o objetivo de aumentar a sua eficiência, maximizar a produção com o menor consumo de energia e matérias primas, menor emissão de resíduos de qualquer espécie, melhores condições de segurança, seja material, humana ou das informações referentes a esse processo, ou ainda, de reduzir o esforço ou a interferência humana sobre esse processo ou máquina.

O Técnico em Automação Industrial é o profissional capaz de projetar, instalar, adaptar e dar manutenção em processos de automação industrial, transferindo conhecimentos e habilidades para fazer frente à constante evolução tecnológica provocada pela complexidade dos processos produtivos e pelas mutações tecnológicas na fabricação de equipamentos.

Áreas de atuação

O profissional técnico em automação industrial pode desempenhar seus conhecimentos e habilidades em diferentes áreas como:
empresas de ramos industriais, preferencialmente as de processos de fabricação contínuos, tais como a industria alimentícia,bebidas, têxteis e vestuário, móveis e esquadrias, máquinas e equipamentos, metalmecânica,construção civil entres outras.
Empresas de prestação de serviços e como profissional autônomo.

Mercados de trabalho

O profissional técnico em automação industrial pode atuar no acompanhamento das diferentes atividades dos ramos industriais destacando-se:
- fábricas de produtos alimentícios e bebidas
- indústrias têxteis e artigos de vestuário
- indústrias de produção
- fábricas de móveis e esquadrias
- fábricas de produtos químicos
- empresas da área metalmecânica e construção civil
- empresas de prestação de serviços e assistência técnica.

Perfil do diplomado

O profissional de Automação Industrial atua no projeto, execução, instrumentação e instalação de sistemas de controle e automação utilizados nos processos industriais. Realiza a manutenção, medições e testes em equipamentos utilizados em automação de processos industriais. Programa, opera e mantém sistemas automatizados, respeitando normas técnicas e de segurança.

Mais sobre o técnico

A indústria procura cada vez mais profissionais com habilidades de resolver problemas em um curto espaço de tempo bem como de desenvolver novos projetos de sistemas capazes de aperfeiçoar processos e garantir maior vantagem competitiva, sem abrir mão da qualidade e segurança que são fundamentais nos dias de hoje. Diante deste cenário desafiador e movido por novas tecnologias, destaca-se o curso Técnico em Automação Industrial.

Diferente do curso Técnico em Eletroeletrônica, o Técnico em Automação Industrial possui sua ênfase voltada para o ramo da Indústria, pois todo conteúdo abordado e desenvolvido em sala de aula atendem plenamente as necessidades impostas pelos mercados de trabalho.

O curso conta com modernos laboratórios e professores atuando em suas áreas de trabalho, assegurando a atualidade dos assuntos abordados em sala de aula bem como a qualidade de ensino.



INSCRIÇÃO ON-LINE TENHO INTERESSE

Carga Horária
1200h

Turno
Noturno

Duração mínima
2 anos e meio

Requisito
Ensino Médio - Concluído ou em curso

Coordenação
luís paulo hauschild
tec-automacao-ind@univates.br

Contato
Fone: (51) 3714-7000 ramais 5024 e 5025
Sala 100-2
E-mail: cep@univates.br