Características

As Tecnologias da Informação (TI) correspondem a todas as tecnologias que interferem e mediam os processos informacionais e comunicativos em todos os setores da sociedade: indústria, comércio, prestação de serviços, educação, entre outros. TI é o conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si que proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação dos processos de negócios, da pesquisa científica, de ensino e aprendizagem.

O técnico em informática é o profissional que desenvolve, analisa, projeta, implementa e atualiza sistemas de informação para diversos setores de atividade. Tem noções de gerenciamento, mas sua especialidade é a criação de sistemas informatizados, criando soluções com vistas a maximizar a eficiência dos negócios, valorizando aspectos organizacionais e humanos, visando a aplicações na produção de bens, serviços e conhecimentos.

Áreas de atuação

O mercado de TI é um dos que mais cresce a cada ano. Praticamente todas as áreas de atuação hoje estão informatizadas. Desde grandes indústrias, comércio nas suas mais variadas atividades, prestação de serviços, pequenas empresas, empreendedores individuais, agricultura, turismo, entretenimento e educação, todos os negócios atuais utilizam de alguma forma a informática nas suas relações de negócios.

O técnico em informática pode aplicar seus conhecimentos e habilidades em diferentes áreas, como:
- desenvolvimento de software;
- assessoria, consultoria e treinamento em informática;
- educação;
- manutenção, instalação e configuração de redes de computadores.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho de um técnico em informática é amplo e diversificado, podendo desempenhar seus conhecimentos e habilidades em:
- instituições públicas, privadas e do terceiro setor que demandam sistemas computacionais;
- empresas comerciais ou instituições governamentais;
- empresas especializadas em programação de computadores, soluções para internet e dispositivos móveis;
- empresas de tecnologia da informação;
- consultoria, treinamento e desenvolvimento de softwares e aplicativos trabalhando como autônomo.

Perfil do diplomado

O profissional técnico em informática desenvolve atividades como:
- desenvolvimento de programas de computador, seguindo as especificações e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação;
- desenvolvimento de sistemas operacionais e banco de dados;
- realização de testes de software mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados;
- manutenção de programas de computadores implantados.

Mais sobre o técnico

O avanço científico e tecnológico, a nova ordem no padrão de relacionamento econômico entre as empresas, a diversidade e multiplicação de produtos e de serviços, a busca de eficiência e de competitividade industrial por meio do uso intensivo de tecnologias de informação e de novas formas de gestão do trabalho são evidências das transformações estruturais no modo de vida, nas relações sociais e do mundo do trabalho e impõem novas exigências às organizações, demandando novas aptidões dos profissionais ligados à área de TI.

O profissional técnico em informática possui as habilidades e conhecimentos para a demanda de um mercado globalizado e exigente. O curso tem carga horária de 1.200 horas e duração de dois anos e meio, desenvolvendo diferentes atividades em amplos laboratórios de ótima qualidade, contando com professores profissionais com a preparação e o conhecimento suficiente na área de informática.



INSCRIÇÃO ON-LINE TENHO INTERESSE

Carga Horária
1200h

Turno
Noturno

Duração mínima
2 anos e meio

Requisito
Ensino Médio - Concluído ou em curso

Coordenação
balduíno vinícius dickel
tec-informatica@univates.br

Contato
Fone: (51) 3714-7000 ramais 5024 e 5025
Sala 100-2
E-mail: cep@univates.br