Curso técnico • Técnico Manutenção e Suporte em Informática

Sobre o curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática

A informática ou Tecnologia da Informação (TI) é um componente indispensável nas organizações, na medida em que as soluções tecnológicas por ela geradas automatizam processos e são fonte de vantagens competitivas por meio da análise de cenários, apoio ao processo decisório, definição e implementação de novas estratégias organizacionais. Assim, cresce a preocupação com a coleta, o armazenamento, o processamento e a transmissão da informação.

O curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática tem por objetivo capacitar profissionais para fazer a instalação, configuração e manutenção de equipamentos de informática, a configuração e gerenciamento de redes de computadores, além de dar suporte na utilização dos mais diversos softwares e na identificação das necessidades de substituição ou atualização tecnológica.

O técnico em Manutenção e Suporte em Informática é o profissional que:
- identifica as arquiteturas de rede e analisa meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação;
- avalia a necessidade de substituição ou de atualização tecnológica dos componentes de redes;
- instala, configura e desinstala programas básicos, utilitários e aplicativos;
- realiza procedimentos e rotina de cópias de segurança (backup) e recuperação de dados;
- realiza manutenção preventiva e corretiva de equipamentos de informática, identificando os principais componentes de um computador e suas funcionalidades.

1040h - 2 anos e meio

Turno
Noturno

Opções de pagamento

Cursos de graduação com até o dobro do tempo para pagar e juro zero.

Conheça a infraestrutura do curso

O curso de Manutenção e Suporte em Informática da Univates possui uma estrutura completa de laboratórios, que proporcionam uma melhor experiência ao aluno.

Atuação diversificada
Diversificadas áreas de atuação, como em grandes indústrias, comércio e prestação de serviços.

Rápida formação
Formação em curto espaço de tempo com ênfase na área de trabalho escolhida.

Mercado de trabalho
Conhecimentos teóricos e práticos focados no mercado de trabalho.

Professores qualificados
Professores com conhecimento e experiência profissional na área.

Mercado de trabalho do curso de Manutenção e Suporte em Informática

O profissional de Manutenção e Suporte em Informática possui perfil que, ao ser inserido no mercado de trabalho, é agente transformador, capaz de provocar mudanças por meio de agregação de novas tecnologias e desenvolvimento de novas estratégias de negócios. Pode utilizar seus conhecimentos e habilidades em instituições públicas e privadas e do terceiro setor que demandem suporte e manutenção de informática ou na prestação autônoma de serviços.

Formas de Ingresso

Se você está cursando ou já concluiu o Ensino Médio, pode ingressar nos cursos técnicos da Univates fazendo sua inscrição on-line. Caso já tenha iniciado um curso técnico da Instituição e está com a matrícula trancada, pode solicitar reingresso. O processo seletivo acontece duas vezes por ano.

Financiamentos
Conheça as opções de financiamento estudantil que a Univates oferece para o curso de Manutenção e Suporte em Informática. saiba mais
Intercâmbio
A Univates possibilita diversas opções de intercâmbio para destinos como: Europa, América do Sul, América do Norte e Ásia. saiba mais