Gincana Escolar Univates integrou estudantes da região

Postado as 16/09/2019 10:26:38

Por Nicole Morás

Nicole Morás

Integrando as comemorações de 50 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari, a Univates realizou a Gincana Escolar, que chegou ao final no último domingo, 15. No total, foram cinco escolas, mais de 300 participantes entre os membros das equipes e a Comissão Organizadora (CO) e 81 tarefas, que consagrou a equipe Castelinho como campeã. O evento de encerramento contou ainda com show da banda Linck.

As tarefas foram realizadas desde o dia 31 de agosto e envolveram as mais diferentes demandas, como a confecção de maquetes, a busca por itens antigos, gravação de vídeos. De acordo com a coordenadora da CO, Caroline Pfingstag, o evento foi excelente.

Promoveu uma disputa saudável e tudo foi pensado para enriquecer a experiência desses estudantes em relação à integração, atividade em equipe e ao conhecimento. A maior parte das tarefas foi pensada considerando os quatro pilares dos 50 anos do Ensino Superior no Vale do Taquari: educação, desenvolvimento regional, inovação e comunidade. Também foi uma oportunidade de a comunidade escolar usufruir da nossa infraestrutura
Presidente da CO, Caroline Pfingstag

O diretor do Colégio Estadual de Ensino Médio (CEEM) Castelo Branco, Marcos Alberto Dal Cin, acompanhou os estudantes da escola em alguns momentos durante o evento como forma de incentivo. “A gincana ganhou corpo na última semana e vemos que eventos assim são oportunidades para eles desenvolverem o espírito de participação, o envolvimento e também a disputa de uma forma saudável”, aponta.

Nicole Morás

Para as estudantes Yasmine Bald e Rafaela Thiesen, do Castelinho, o maior desafio da Gincana Escolar da Univates foi vencer os três dias intensos de atividades, desde a última sexta-feira, 13. Entre as tarefas, as que elas elencaram como mais desafiadora foi a confecção de uma maquete do complexo esportivo com a utilização de materiais reciclados. “Participamos porque gostamos de gincanas e também pelo prêmio, pois será em benefício de toda a escola. O prêmio será importante para realizar reformas de piso e banheiros no andar do terceiro ano e também para manutenção da sala de informática. Estamos pensando não só no agora, mas em todos os futuros estudantes do Castelinho que poderão se beneficiar”, relatam.

Nicole Morás

Já pela equipe concorde, do Colégio Evangélico Alberto Torres, Victor Silveira, Augusto Weizenmann, Henrique Scheid e Alexandre Theves destacaram a cultura gincaneira da escola como motivação para participar do evento da Univates. “Reunimos os líderes das equipes deste ano e, a partir deles, montamos a equipe Concorde. Estamos pensando em como poderíamos beneficiar outra escola que precisa desse recurso, pois estamos aqui pela gincana, não pela premiação”, explica Weizenmann. Ele acrescenta que foi interessante a diversidade e a criatividade das tarefas. Scheid acrescentou que o campus da Univates é sensacional e foi uma oportunidade de aproveitar essa infraestrutura.

Classificação

Equipe Castelinho - Colégio Estadual Presidente Castelo Branco
Equipe Concorde - Colégio Evangélico Alberto Torres
Equipe GNV - Colégio Sinodal Gustavo Adolfo
Equipe Guardalápis - Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Guararapes
Equipe Cambará - Escola Estadual de Educação Básica Érico Veríssimo

Manifesto da Gincana Escola Univates

"Gincana Escolar Univates. Mais que competir, integrar"

Mais que disputar, integrar.
Muito além de vencer, relacionar.
Não é sobre competir, é sobre somar.