Na tarde desta sexta-feira, dia 9, foi realizadareuniãodo Conselho Universitário (Consun) da Univates, na qual foianunciado o índice de reajuste das mensalidades para 2012. Apósenvio da proposta de aumento para análise dos conselheiros,ocorreram duas reuniões com a participação de representantes doDiretório Central de Estudantes (DCE) para analisar apossibilidadede redução, por meio da alteração de algumas contasorçamentárias. Dessa negociação, resultou a redução dopercentual de 9,8% para 8,8%.

Conforme o pró-reitor Administrativo da Univates,OtoMöerschbaecher, as reuniões possibilitaram um dos reajustes maisbaixos aplicados pelas Instituições de Ensino Superior do RioGrande do Sul. 'É uma conquista, um avanço. Nas duas reuniõesrealizadas houve diálogo maduro, lúcido, e o que esteve emdiscussão foram os interesses da Instituição como um todo. Porisso a importância desses encontros', afirma.

Para o presidente do DCE, Carlos Augusto Portela, aquestão das mensalidades é uma luta histórica do Diretório.'Desta vez, usamos as redes sociais e o manifesto, o queinfluenciou nessa decisão de reduzir o índice de reajuste',observa ele, destacando que a formação de uma comissão paratratardo assunto foi uma vitória. 'Sempre tivemos diálogo com aReitoria. Mas dessa vez foi diferente. Nosso objetivo final é oaluno, e que, na medida do possível, suas bandeiras sejamatendidas', conclui. Também participando da reunião esteve ovice-presidente do Diretório Acadêmico de Direito, VitorGuerini.'Nós agradecemos a abertura dada pela Reitoria, mas com nossovoto, contrário aos 8,8%, temos o propósito de mostrar que a'luta'permanece', acrescenta.

Como é calculado o reajuste das mensalidades

Os custos da Univates dividem-se em duas grandescontas- a de pessoal e a dos demais gastos -, que são reajustadas deacordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), amédia de índices inflacionários e a variação do salário mínimo.

Reuniões ampliam diálogo

Dia 26 de novembro ocorreu o encontro semestralentrealunos, DCE e representantes dos Diretórios Acadêmicos, ReitoriaeDiretores de Centro da Univates. Na ocasião, apresentou-se aosalunos o planejamento estratégico da Instituição, resultados doEnade e retornos sobre o andamento do Plano Diretor do Câmpus.Também foram debatidas questões trazidas pelos Diretórios.

Ficou acordada no encontro a criação de umacomissãode negociação, integrada por três alunos indicados pelo DCE etrêsrepresentantes da área administrativada Univates. A comissão reuniu-se, então, dias 1º e 6 dedezembro,quando avaliou o orçamento, a atualização do valor dasmensalidades e os investimentos da Instituição para o próximoano.

Texto: Tamara Bischoff

Fonte: Setor de Marketing e Comunicação.
", "author": { "@type": "Person", "name": "Tamara Bischoff" }, "publisher": "Univates - Imprensa", "dateModified": "2011-12-09 16:41:04" }

Conversas entre Univates e DCE resultam num dos mais baixos reajustes de mensalidade do estado

Postado em 09/12/2011 16h41min

Por Tamara Bischoff

Tamara Bischoff - clique na imagem para ampliar

Na tarde desta sexta-feira, dia 9, foi realizada reunião do Conselho Universitário (Consun) da Univates, na qual foi anunciado o índice de reajuste das mensalidades para 2012. Após envio da proposta de aumento para análise dos conselheiros, ocorreram duas reuniões com a participação de representantes do Diretório Central de Estudantes (DCE) para analisar a possibilidade de redução, por meio da alteração de algumas contas orçamentárias. Dessa negociação, resultou a redução do percentual de 9,8% para 8,8%.

Conforme o pró-reitor Administrativo da Univates, Oto Möerschbaecher, as reuniões possibilitaram um dos reajustes mais baixos aplicados pelas Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul. "É uma conquista, um avanço. Nas duas reuniões realizadas houve diálogo maduro, lúcido, e o que esteve em discussão foram os interesses da Instituição como um todo. Por isso a importância desses encontros", afirma.

Para o presidente do DCE, Carlos Augusto Portela, a questão das mensalidades é uma luta histórica do Diretório. "Desta vez, usamos as redes sociais e o manifesto, o que influenciou nessa decisão de reduzir o índice de reajuste", observa ele, destacando que a formação de uma comissão para tratar do assunto foi uma vitória. "Sempre tivemos diálogo com a Reitoria. Mas dessa vez foi diferente. Nosso objetivo final é o aluno, e que, na medida do possível, suas bandeiras sejam atendidas", conclui. Também participando da reunião esteve o vice-presidente do Diretório Acadêmico de Direito, Vitor Guerini. "Nós agradecemos a abertura dada pela Reitoria, mas com nosso voto, contrário aos 8,8%, temos o propósito de mostrar que a 'luta' permanece", acrescenta.

Como é calculado o reajuste das mensalidades

Os custos da Univates dividem-se em duas grandes contas - a de pessoal e a dos demais gastos -, que são reajustadas de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), a média de índices inflacionários e a variação do salário mínimo.

Reuniões ampliam diálogo

Dia 26 de novembro ocorreu o encontro semestral entre alunos, DCE e representantes dos Diretórios Acadêmicos, Reitoria e Diretores de Centro da Univates. Na ocasião, apresentou-se aos alunos o planejamento estratégico da Instituição, resultados do Enade e retornos sobre o andamento do Plano Diretor do Câmpus. Também foram debatidas questões trazidas pelos Diretórios.

Ficou acordada no encontro a criação de uma comissão de negociação, integrada por três alunos indicados pelo DCE e três representantes da área administrativa da Univates. A comissão reuniu-se, então, dias 1º e 6 de dezembro, quando avaliou o orçamento, a atualização do valor das mensalidades e os investimentos da Instituição para o próximo ano.

Texto: Tamara Bischoff

Fonte: Setor de Marketing e Comunicação.