Inicia a movimentação no campus

Postado em 06/10/2016 09h21min e atualizado em 26/02/2018 13h53min

Por Elise Bozzetto e Carolina Gasparotto

Um dos maiores eventos do sul do Brasil em criatividade, inovação e empreendedorismo, o CRIExp, começa a movimentar a Univates. Os guichês de credenciamento, localizados no Centro Cultural Univates, recebem hoje 3 mil inscritos para o evento.

Por volta das 8h45min, o estudante do 6º semestre do curso de Engenharia de Controle e Automação Matheus Abel (20) chegava ao credenciamento para garantir a sua participação no evento. “Minhas expectativas são as melhores, visto que teremos a oportunidade de aprender com palestrantes internacionais de alto gabarito.” Na opinião do morador de Teutônia, a Univates acertou em cheio na escolha da programação. “Não é sempre que eles estão pela região e até pelo país”, conclui.

Já para o lajeadense Mathias Martens (23), graduado em Estatística na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), o evento será completo no que diz respeito ao mundo inovador, tecnológico e empreendedor. “Vou participar da palestra com o Henrik Scheel e acredito que todo o aprendizado chega para aumentar a nossa bagagem e nos mostrar novas ideias.”

Para o coordenador do evento, Mouriac Diemer, o conhecimento técnico e científico está disponível em livros, na internet, é mais facilmente acessado hoje que no passado. Mas apenas o domínio do conhecimento não garante diferencial no mercado de trabalho. “Todos reconhecemos a importância da formação, mas hoje ela sozinha já não é mais suficiente. O que nos torna diferentes é atitude, o que somos capazes de fazer com esse conhecimento. E este evento é um grande momento para refletir sobre isso: o que fazer com o conhecimento? Como conectar saberes? Como canalizar toda essa bagagem que acumulamos ao longo de nossas vidas para inovar, para melhorar a sociedade”, comenta.

Programação

Pela manhã acontecem as palestras “Inovação ou Revolução”, com Gabriel Carneiro Costa; “Gerenciando Inovação & Tecnologia Disruptiva”, com Paulo Beck; “Não existe idade para empreender”, com Davizinho Braga e “Workshop on Desing Thinking - como identificar e resolver grandes problemas, com o empreendedor do Vale do Silício, Henrik Scheel. A programação acontece das 9h às 10h15.

Após break, nova rodada de palestras: “Como validar uma inovação antes de desenvolver o produto”, com Pedro Clivati, e a continuação do workshop de Henrik Scheel.

Confira a programação completa aqui.

Interessados em participar que ainda não fizeram inscrição podem se dirigir diretamente aos guichês de credenciamento, localizados no Centro Cultural Univates.

Confira no vídeo ao lado a matéria feita pela Tv Univates.

Texto: Elise Bozzetto e Carolina Gasparotto

Tuane Eggers

Mouriac Diemer, organizador do evento

Elise Bozzetto