Palestra de Abertura

Escritório de Patentes

A importância da cultura da propriedade intelectual será o tema principal abordado eis que é fonte de apropriação de capital, de absorção e difusão de informação tecnológica, de geração de divisas, de estratégia competitiva e, agregado a tudo, de efetivo desenvolvimento.

Data: 17 de outubro
Horário: 10h e 20h
Local: Auditório do Prédio 11
Palestrantes: Ricardo Amaral Remer e Simone Villaça Aguiar

Ricardo Amaral Remer

Nascido em Curitiba, Brasil.

Sócio fundador, 2002. Agente de PI.

Formação: Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná, 1991; Pós-graduação em Direito de Propriedade Intelectual pela Fundação Getúlio Vargas – FGV (Rio de Janeiro), 2000; MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV (Rio de Janeiro), 2003; Mestrado em Ciências, Instituto Oswaldo Cruz – FIOCRUZ, 1996; Doutorando em Ciências, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, atual; Professor na Pós-graduação em Propriedade Intelectual (Patentes) na Fundação Getúlio Vargas – FGV, 2001-2003; Professor na Pós-graduação em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica (Propriedade Intelectual) na UNICAMP, 2008-atual; Professor na Pós-graduação em Engenharia de Defesa (Engenharia de Patentes) no Instituto Militar de Engenharia – IME, 2011-atual; Tutor dos Cursos DL301 Patentes e DL 204 Biotecnologia e Propriedade Intelectual da Academia da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), 2009- atual; Membro da ABPI e da AIPPI; Membro científico, da Equipe Editorial da Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES.

Áreas de atuação: Consultoria em Política da Inovação, Gestão da Inovação e Propriedade Intelectual, Engenharia de Patentes; Patentes e Transferência de Tecnologia: consultivo, administrativo, negociação e suporte em litígios; Concorrência Desleal.

Idiomas: Português, Inglês, Alemão e Espanhol.

Ricardo Amaral Remer

Simone Villaça Aguiar

Nascida no Rio de Janeiro, Brasil.

Sócia desde 2004. Agente de PI.

Formação: Advogada, Bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 1992; Mestre pela Universidade de Harvard, Estados Unidos, 2002; PON (Program on Negotiation), Harvard Law School, 2001; Membro da ABPI, ABDI, ASPI; Diretora de Relações Internacionais da ASPI para o biênio 2013/2014; Membro voluntário desde 2012 de Crimsom Compass, Programa da Universidade de Harvard para fomento de Start-Ups ligados à inovação.

Áreas de atuação: Propriedade Intelectual, Direito Civil, Contratos, Negociação, Consultoria em Política de Inovação e Consultoria de Gestão de Inovação, Consultoria e Litígio em Propriedade Intelectual, Concorrência Desleal, Direito da Moda, Design, Publicidade e Mídia.

Idiomas: Português, Inglês, Francês e Espanhol.